A trajetória do líder político de Poço Dantas, ex-vereador Antônio Gonçalves Sobrinho - BLOG DO GERALDO ANDRADE

A trajetória do líder político de Poço Dantas, ex-vereador Antônio Gonçalves Sobrinho




 O ex-vereador Antônio Gonçalves Sobrinho “in memoriam” foi uma importante liderança política nos Municípios de Poço Dantas e Uiraúna.  Poço Dantas perdeu um homem sério, idealista, conciliador, generoso, dotado de rara sensibilidade, probo, carismático, honesto,  íntegro e um homem público notável. Deixou como legado uma trajetória pelo respeito ao próximo, amor e dedicação a família e amigos e pelos relevantes serviços prestados aos Municípios de Poço Dantas e Uiraúna. Como homem público, deixou sua marca indelével e de inquestionável retidão. 


Transformou a vida de várias pessoas e que sempre ponderava em ações que refletiam sobre o futuro do povo poçodantense e uiraunense, buscando contribuir pela melhoria da qualidade de vida da população. Um homem público de rara e extraordinária qualidade. Foi casado com Dona Raimunda Barreto de Souza  (Dona Munda) ”in memoriam”. Deixou cinco filhos biológicos e duas filhas adotivas. 


Antônio Gonçalves Sobrinho foi candidato a vereador no pleito de 1963 em Uiraúna pela União Democrática Nacional (UDN),  um partido político brasileiro, fundado em 1945, de orientação conservadora e frontalmente opositor às políticas e à figura de Getúlio Vargas. Seu lema era uma frase atribuída ao orador irlandês John Philpot Curran (1750-1817): "o preço da liberdade é a eterna vigilância e seu símbolo era uma tocha acesa. Antônio Gonçalves Sobrinho era udenista. O udenismo caracterizou-se pela defesa do liberalismo clássico e da moralidade, e pela forte oposição ao populismo. 


A UDN era o partido hegemônico na Paraíba e manteve-se no poder, entre 1947 e 1965, com os governadores Oswaldo Trigueiro, Flávio Ribeiro Coutinho, Pedro Gondim e João Agripino Filho. Em 1955, Flávio Ribeiro do PSB foi eleito governador com apoio da UDN local. Outros nomes de peso da UDN paraibana foram Argemiro de Figueiredo, Ernani Sátiro e José Cavalcanti. Dois paraibanos, José Américo de Almeida e Ernani Sátyro, ocuparam a presidência nacional da UDN.


Antônio Gonçalves Sobrinho obteve 410 votos, 11,72% dos votos válidos. Foi o campeão de votos. Ficou em primeiro lugar. Esta votação o legitimava para ser candidato a prefeito em Uiraúna. A UDN era o partido do prefeito eleito de Uiraúna, Joaquim Moreira da Costa.  


Um acidente interrompeu a trajetória política de Antônio Gonçalves Sobrinho. Poço Dantas e Uiraúna perderam um dos seus mais talentosos políticos, que sempre lutou com idealismo por aquilo em que acreditava. A perda foi irreparável e incompreensível. A morte prematura de Antônio Gonçalves Sobrinho foi uma tragédia para todos os poçodantenses. Um homem de bem, que estava tendo uma carreira excepcional. Um político que estava se projetando. Era uma liderança promissora que teria muito a contribuir para a região. O Poder Legislativo de Poço Dantas recebeu o nome de Casa Legislativa Vereador Antônio Gonçalves Sobrinho. 


Abdias Duque de Abrantes – advogado, servidor público, jornalista e pós-graduado em Direito e Direito Processual do Trabalho pela Universidade Potiguar (UnP), que integra a Laureate International Universities