Padre Francisco Leônidas morre em João Pessoa, aos 80 anos - BLOG DO GERALDO ANDRADE

Padre Francisco Leônidas morre em João Pessoa, aos 80 anos


O padre Francisco Leônidas da Silva morreu nesse sábado (23), em João Pessoa, aos 80 anos.


O sacerdote lutava contra um câncer, e estava internado na UTI do Hospital da Unimed em estado grave a uma semana devido a um AVEC. A notícia foi confirmada pela Arquidiocese da Paraíba.


Nota


Comunico, com profundo pesar, o falecimento do Revmo. Côn. Francisco Leônidas da Silva, membro do nosso clero arquidiocesano.


Foto – Divulgação


Biografia


Nascido em dia 27 de dezembro de 1942, no município de Uiraúna, no sertão da Paraíba, ingressou no Seminário Nossa Senhora da Conceição – Cajazeiras, no ano de 1957, sendo transferido, no ano seguinte, para o Seminário Arquidiocesano da Paraíba. Cursou Filosofia e Teologia no Seminário Regional Nordeste II, graduando-se, ainda, em Direito Civil pela Faculdade de Direito do Recife. Especializou-se em Teologia Pastoral Latino-Americana, Direito Canônico, Formação Permanente Presbiteral, entre outros. Em dezembro de 1970 foi ordenado Sacerdote pelas mãos de Dom Luiz Gonzaga Fernandes.


Foi Vigário na Paróquia Sagrada Família, em Uiraúna, Assistente da Ação Católica Rural, Vigário cooperador das Paróquias de Mogeiro, Gurinhém e Serra Redonda. Foi Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Gurinhém, Reitor do Seminário Regional do Nordeste II, Pároco da Catedral (não tomou posse), Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Miramar, Administrador da Paróquia Santa Júlia, Nossa Senhora da Penha – Taquara/Pitimbu, Nossa Senhora da Conceição – Caaporã e Santo Antônio de Pádua – Mata Redonda/Alhandra.


Foi, ainda, Capelão do Hospital Napoleão Laureano e Assistente Eclesiástico Espiritual da Pastoral da Saúde, membro do Conselho de Presbíteros, Colégio de Consultores e Conselho para assuntos econômicos. Em 1992, foi nomeado Cônego Capitular Efetivo do Cabido Metropolitano.


Velório


▪️Velório: Capela do Seminário Arquidiocesano da Paraíba Imaculada Conceição (Rua José Gonçalves Júnior, s/n, Castelo Branco).


 


▪️Missas em sufrágio: Sábado – 16h – Presidida pelo Arcebispo Metropolitano da Paraíba. Outras celebrações devem ocorrer durante a noite/madrugada. Recomendamos aos sacerdotes que celebrem Missas em sufrágio da alma do Revmo. Padre.


Sepultamento


▪️Sepultamento: Domingo – 08h – Saída do cortejo para a Matriz de Mata Redonda. 09h – Santa Missa em Mata Redonda seguida do sepultamento no interior da Matriz.


 


† Frei Manoel Delson Pedreira da Cruz, OFMCap.


Fonte: UIRAUNA.NET