ELEIÇÕES 2022 :Na OAB, Heron Cid classifica jornalismo como “pulmão da democracia” e fundamental para combater desinformação - BLOG DO GERALDO ANDRADE

ELEIÇÕES 2022 :Na OAB, Heron Cid classifica jornalismo como “pulmão da democracia” e fundamental para combater desinformação

 

O pré-candidato a deputado federal Heron Cid (PSB) defendeu nesta quinta-feira (28), o jornalismo como ponto fundamental para a consolidação da democracia e o combater as notícias falsas. Ele esteve presente ao lançamento do Comitê pela Democracia e Contra a Desinformação, organizado pela Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), em parceria com a Associação Paraibana de Imprensa (API).
 
“O jornalismo profissional tem papel insubstituível. A imprensa é pulmão da democracia. Sem ela, verdades são sufocadas. Liberdades são asfixiadas. Mas essa tarefa vai além. É da sociedade, é de cada cidadão, selecionando as fontes confiáveis de informação e com o compromisso da disseminação somente das notícias e fatos checados e apurados. Não há democracia sem informação. E sem informação nenhuma democracia sobrevive!”, afirmou.

 

 
Heron Cid, que é jornalista, acredita que a imprensa é essencial no combate às informações falsas (as chamadas fake news) e também contra a desinformação, sobretudo nesse ano eleitoral. Para ele, o jornalismo contribui diretamente para que o eleitor possa decidir seu voto de forma consciente.
 
“Nós estamos vivendo um momento muito desafiador da vida pública nacional. Nesse choque de luta pelo poder, se estabeleceu uma guerra de um vale tudo onde realmente e, lamentavelmente, para muitos, está valendo tudo, inclusive a mentira, a desinformação, a calúnia, a ofensa pessoal. E o jornalismo tem um papel fundamental na consolidação da democracia, na afirmação da democracia como um espaço de informação,  de esclarecimento”, destacou Heron.

 

 
O Comitê pela Democracia e Contra a Desinformação, instalado pela OAB-PB e API, tem o objetivo de disseminar informações corretas sobre a eleição gerais deste ano e, assim, coibir atos que possam desacreditar o sistema eleitoral brasileiro, que é um dos mais seguros e modernos do mundo.

 

Fonte: Repórter PB