MAIS UM DESAFIO VENCIDO: Idosa com câncer nos dois rins é operada, preserva os rins e não vai para diálise! - BLOG DO GERALDO ANDRADE

MAIS UM DESAFIO VENCIDO: Idosa com câncer nos dois rins é operada, preserva os rins e não vai para diálise!

 



O sertão paraibano e o Alto Oeste potiguar já são uma realidade na vídeo laparoscopia avançada, sendo palcos de grandes cirurgia que antes só eram possíveis nos grandes centros urbanos. 


O caso dessa vez foi bem peculiar e difícil: tratou-se de uma senhora de 82 anos que apresentava câncer nos dois rins. 

Só por essa grave situação a paciente já era uma séria candidata a fazer diálise o resto da vida após a retirada dos tumores. 


Porém, Dr Máximo Pinto apresentou numa solução para que a paciente não precisasse ser dialítica a vida toda.

Propôs retirar somente o tumor de cada rim e preservar os dois órgãos, e assim, vivendo normalmente sem precisar de diálise.


Era uma proposta arriscada, devido ao tamanho grande dos dois tumores que ofereciam uma grande dificuldade para retirá-los com a concomitante preservação dos rins. 


Dr Máximo Pinto explica que as cirurgias foram realizadas por vídeo laparoscopia em duas etapas: primeiro retirando o tumor do rim direito e, após 3 semanas, retirando o tumor do rim esquerdo. 

As cirurgias tiveram grande sucesso, com a paciente tendo alta hospitalar precoce e o melhor: em nenhum momento precisou de diálise. 


Nossa região tem se tornado uma referência em vídeo laparoscopia e cirurgias complexas e isso é um motivo de orgulho para todos nós, que somos presenteados com uma realidade tão singular e que jamais pensamos em ter tudo isso tão perto de nós. 


As cirurgias foram realizadas em Sousa, no Hospital Santa Terezinha, pelos urologistas Dr Máximo Pinto e Dr Marlon Arthur. 

Acompanhem nosso trabalho nas redes sociais @drmaximopinto




Blog do Geraldo Andrade