Líder político Zé Almeida e o ex-prefeito Dedé Cândido parcipam do Arraiá do Renan no Distrito de Tanques e foram recebidos por uma multidão - BLOG DO GERALDO ANDRADE

Líder político Zé Almeida e o ex-prefeito Dedé Cândido parcipam do Arraiá do Renan no Distrito de Tanques e foram recebidos por uma multidão

 

Foi realizada domingo (12) de junho, a abertura do Arraiá do Renan no Distrito de Tanques-zona rural de Poço Dantas com a apresentação da Quadrilha Império Junino, composta por vinte e seis componentes. O organizador da Quadrilha Império Junino é o professor de dança e coreógrafo, Vandersom Cândido Barros (Renan). A apresentação da Quadrilha Império Junino foi um sucesso de público e superou as expectativas. 



A quadrilha junina como um manifestação da cultura popular dançante tem gênese agrária e suas raízes remontam à tradição europeia, sobretudo da Inglaterra e da França, de onde foi trazida para o Brasil já pela intermediação da Corte Imperial Portuguesa, no século XIX. 



Nas festas juninas do Nordeste, deve-se destacar, além da animação contagiante, o cultivo de preciosas tradições, como, por exemplo, a variada e deliciosa comida à base do milho. 




A Quadrilha junina é um patrimônio cultural imaterial que precisa ser cultivado ela faz parte da nossa cultura popular e deve ser inserida num processo de manutenção ritualística e estética que tenha como principais atores os próprios agentes populares envolvidos.




Prestigiaram o evento o líder da Oposição de Poço Dantas, presidente do Diretório Municipal do Solidariedade, empresário Zé Almeida, o ex-prefeito de Poço Dantas, José Gurgel Sobrinho (Dedé Cândido), vereador Antônio Cândido Sobrinho (Antônio de Zé Cândido), vereador Neguinho de Chico Manoel, a enfermeira Valéria Lira, a técnica de enfermagem e servidora pública municipal, Côca Cândido, a ex-secretária Municipal de Assistência Social e Saúde, Branca Pereira, Leandro Almeida Machado e a sociedade civil do Distrito de Tanques. 



Redação do Blog de Geraldo Andrade