Brasil investiga três casos suspeitos de varíola dos macacos, sendo um deles no Nordeste; veja sintomas - BLOG DO GERALDO ANDRADE

Brasil investiga três casos suspeitos de varíola dos macacos, sendo um deles no Nordeste; veja sintomas

 

O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS Nacional) está monitorando o primeiro caso suspeito de varíola dos macacos no Brasil, identificado em um paciente de Porto Alegre-RS.



Segundo informações do jornal O Globo, trata-se de um homem, que chegou ao Brasil no último dia 10, vindo de Portugal. Os sintomas tiveram início três dias depois, como dores de cabeça, aumento dos gânglios linfáticos e febre.


Já no dia 20 o paciente passou a relatar calafrios, fraqueza e o início das lesões na pele, características da doença, na face, tronco e membros. A última atualização do estado de saúde do homem é desse sábado (28). O paciente relatou ter uma melhora parcial dos sintomas.


Atualização


Em uma nova atualização, na manhã desta segunda-feira (30), o ministério da Saúde informou que foi notificado sobre outros dois casos suspeitos da doença. Além do paciente no Rio Grande do Sul, estão sendo monitorados um caso no Ceará e outro em Santa Catarina.


Segundo o Ministério, os pacientes estão “isolados e em recuperação”, sendo eles monitorados.





Fonte: Polêmica Paraíba

Créditos: Polêmica Paraíba