Idealizado por Chico Mendes e ALPB, evento sobre debate de uso das águas da Transposição no Sertão reúne várias instituições da PB - BLOG DO GERALDO ANDRADE

Idealizado por Chico Mendes e ALPB, evento sobre debate de uso das águas da Transposição no Sertão reúne várias instituições da PB

Idealizado pelo prefeito Chico Mendes em parceria com a Frente Parlamentar da Água e da Agricultura Familiar da ALPB, presidida pelo deputado Jeová Campos, foi realizado um grande debate nesta terça-feira (15), em São José de Piranhas, para discutir a destinação e o uso racional das águas da Transposição do Rio São Francisco.



Com a presença de prefeitos, lideranças políticas e sindicais, agentes sociais e representantes de várias instituições com atuação no estado e no Nordeste, as discussões foram direcionadas inicialmente sobre projetos nas áreas de piscicultura e agricultura familiar que fomentem o desenvolvimento, gerem empregos e renda para a região que já está sendo beneficiada com a chegada das águas. Também foi discutido o uso racional da água.

Ao final do evento, o anfitrião do evento [Chico Mendes] disse em entrevista ao Radar Sertanejo que ficou muito feliz com o engajamento gerado a partir deste debate realizado pela prefeitura em parceria com a ALPB, que contou com a participação de várias instituições. “Muito me honra ser o idealizador desse evento, onde começa uma grande bandeira de luta para transformarmos as águas do São Francisco em geração de emprego e renda, para alimentar e desenvolver a região”, disse o prefeito.

O presidente da Frente Parlamentar da Água e da Agricultura Familiar da ALPB, Jeová Campos, destacou a participação das instituições e disse que o evento foi um ponto de partida para um grande projeto. Ele enalteceu a iniciativa de Chico e lembrou que as barragens de Boa Vista e Engenheiro Avidos podem ser um com foco no desenvolvimento econômico e social da região do sertão paraibano.

Veja mais fotos abaixo

Os participantes reforçaram que as águas da Transposição não devem ser destinadas apenas para suprir as necessidades humanas, mas, também, para impulsionar o desenvolvimento de atividades econômicas das regiões que foram contempladas os recursos hídricos, mas advertiram que tudo isso precisa ser bem planejado para beneficiar os pequenos agricultores, sem causar danos ao meio ambiente.

Por Dida Gonçalves
Do Radar Sertanejo