Agricultor de Vieirópolis encontra pé de milho com sete espigas em sua propriedade - BLOG DO GERALDO ANDRADE

Agricultor de Vieirópolis encontra pé de milho com sete espigas em sua propriedade

 

O agricultor  Pedro Joaquim da Silva (Pedro de Joaquim Pedro), 81 anos, residente na Comunidade do Pinhão encontrou em sua propriedade na Comunidade  de Segredo, zona rural de Vieirópolis um pé de milho com sete espigas.


Apesar da idade, Pedro de Joaquim Pedro é  um homem de fibra e amante da agricultura. Todos os anos prepara o seu roçado na sua propriedade. 




Quantas espigas produz um pé de milho?




Todo nó da planta tem potencial para produzir uma espiga, exceto os últimos seis a oito abaixo do pendão ( conjunto de ramos, cheios de pequenas flores, que aparece no alto do pé de milho). Assim, uma planta de milho teria potencial para produzir várias espigas, porém apenas uma ou duas espigas conseguem completar o crescimento ( as que têm caráter prolífico ou condições de fecundar), as demais são abortadas. No estágio de seis folhas completamente desenvolvidas, muitas espigas são facilmente visíveis se for feita uma dissecação da planta.




Na cultura do milho, a produtividade é o resultado da combinação de três componentes do rendimento: número de espigas por unidade de área, número de grãos por espiga e peso do grão. O número de espigas por área é determinado pela população final de plantas, enquanto o número de grãos é o resultado do número e do comprimento das fileiras e o peso é diretamente relacionado com a produção de fotoassimilados e a eficiência do enchimento dos grãos.




Abdias Duque de Abrantes

Jornalista MTB-PB 604

Blog do Geraldo Andrade