Vídeo: Moradores de Poço Dantas denunciam o "Fossão" por causar poluição ao Rio do Peixe. - BLOG DO GERALDO ANDRADE

Vídeo: Moradores de Poço Dantas denunciam o "Fossão" por causar poluição ao Rio do Peixe.

O morador de Poço Dantas, desportista Damião Pereira denuncia o chamado "Fossão de Poço Dantas que causa a poluição do Rio do Peixe.


"O esgoto a céu aberto, sem as necessárias medidas de proteção, causa grande desconforto e acarreta inúmeros malefícios à saúde dos moradores da região, em consequência do mau cheiro e da proliferação de roedores, vetores e outros insetos", denuncia Damião Pereira.

"Parece que para as autoridades é mais rentável deixar que a saúde pública se deteriore do que tentar resolver os problemas de saneamento básico de forma objetiva e eficaz", disse Damião Pereira.

"O Fossão construído pelo atual gestor transformou-se em um criatório de jumentos", afirma Damião Pereira.



A poluição é muito grave, uma vez que o Rio do Peixe deságua na barragem Capivara, em Uiraúna. Essa barragem é responsável pelo abastecimento das cidades de Poço Dantas, Uirauna, Joca Claudino, Vieirópolis, Bernadino Batista, Triunfo e Poço de José de Moura.

É fundamental uma ação urgente de órgãos como o Ministério Público, Ibama e Sudema.


O direito fundamental ao meio ambiente ecologicamente equilibrado é tutelado pela Constituição Federal de 1988, nos termos do art. 5º, §2º e art. 225, caput, por sua dimensão de direito humano de 3ª geração, cujo caráter difuso, supra individual e coletivo está diretamente relacionado à vida, a dignidade da pessoa humana e ao direito inter-geracional.

Estabelece o artigo 23 da Constituição Cidadã: "É competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios:
(…)

VI – proteger o meio ambiente e combater a poluição em qualquer de suas formas".

A Lei 9.605, de 12/02/1998 – lei de crimes ambientais – regulamentou o art. 225, § 3º da CF/88 e estabeleceu sanções penais para as pessoas físicas ou jurídicas que cometam crimes em detrimento do patrimônio ambiental brasileiro.

A sociedade no exercício ímpar de sua cidadania, deve exigir um Poder Público efetivamente comprometido com o estudo e a resolução de seus problemas ambientais.


COMUNICAR ERROLER ANTERIOR
Blog do Geraldo Andrade