CAOS NA SAÚDE: Novos critérios adotados no HUJB expõem que o atendimento hospitalar de Cajazeiras é 100% dependente do Estado e UFCG - BLOG DO GERALDO ANDRADE

CAOS NA SAÚDE: Novos critérios adotados no HUJB expõem que o atendimento hospitalar de Cajazeiras é 100% dependente do Estado e UFCG

 

A mais nova crise na saúde pública municipal de Cajazeiras, ocasionada pela decisão da direção do HUJB de só receber pacientes infantis através de encaminhamento prévio, acabou trazendo à tona uma situação até então camuflada e pouco debatida. Mesmo sendo um município de mais de 60 mil habitantes, o atendimento médico hospitalar de Cajazeiras é 100% dependente dos serviços regionalizados oferecidos pelo Governo do Estado e pelo Hospital Universitário mantido pela Universidade Federal de Campina Grande.


A nova realidade deixou evidente que o serviço municipal de Saúde de Cajazeiras não tem responsabilidade de bancar sequer uma única internação hospitalar. Das quatro unidades hospitalares que funcionam em Cajazeiras com pronto-atendimento 24 horas e internações, três são mantidas pelo Estado (Hospital Regional, Maternidade Regional e UPA) e mais o Hospital Universitário Júlio Bandeira, gerido pela UFCG. Neste aspecto, Cajazeiras contraria algo que é praticamente uma regra no restante do Paraíba e do Brasil, em que as UPAs são geridas pelos municípios, a exemplo do que ocorre em cidades como Sousa e Patos.


Neste aspecto do atendimento básico hospitalar mantido pelo público local, Cajazeiras fica atrás de cidades menores como São José de Piranhas e São João do Rio do Peixe, que têm seus hospitais municipais, e de Uiraúna, que possui convênio com hospitais filantrópicos para este tipo de atendimento.


As novas regras de atendimento do HUJB também expôs uma outra fragilidade da saúde pública do município de Cajazeiras que já vinha sendo denunciada há alguns meses e negada pela gestão do prefeito José Aldemir. Sem recursos até para pagar em dia os servidores, muitos UBS's estão sem médicos, situação esta agravada com o recente surto de Covid entre os profissionais.


Blog do Geraldo Andrade