Poço José de Moura: Prefeito Paulo Braz entrega base descentralizada do SAMU, que prestará atendimentos emergenciais à população 24 horas - BLOG DO GERALDO ANDRADE

Poço José de Moura: Prefeito Paulo Braz entrega base descentralizada do SAMU, que prestará atendimentos emergenciais à população 24 horas

 

Além do prefeito Paulo Braz, a inauguração contou com a presença do secretário de saúde Marcos Gabriel, da coordenadora do Samu, Ceciliana Távora, vereadores e demais secretários, além de parte dos socorristas que vão atuar no serviço. Os prefeitos dos municípios de Santa Helena e Bernardino Batista, João Cléber e Aldo Andrade marcaram presença.

Além do prefeito Paulo Braz, a inauguração contou com a presença do de saúde Marcos Gabriel, da coordenadora do Samu, Ceciliana Távora, vereadores e demais secretários, além de parte dos socorristas que vão atuar no serviço. Os prefeitos dos municípios de Santa Helena e Bernardino Batista, João Cléber e Aldo Andrade marcaram presença.

SAMU3 - Poço José de Moura: Prefeito Paulo Braz entrega base descentralizada do SAMU, que prestará atendimentos emergenciais à população 24 horasO prefeito Paulo Braz falou da felicidade em inaugurar um serviço de extrema importância quanto o Samu 192. “Ficamos muito felizes com a chegada do Samu em Poço José de Moura que é fruto do nosso trabalho com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde. É um serviço que vai ajudar muito os poçomourenses”.

A base do Samu 192 conta com garagem para ambulância, dormitórios, banheiros, cozinha e um cômodo para a limpeza, obra de melhorias realizada pela Administração Municipal para o funcionamento adequado do Samu.

SAMU2 - Poço José de Moura: Prefeito Paulo Braz entrega base descentralizada do SAMU, que prestará atendimentos emergenciais à população 24 horas

O que é o Samu 192

O Samu 192 é um serviço gratuito, que funciona 24 horas, por meio da prestação de orientações e do envio de veículos tripulados por equipe capacitada, acessado pelo número “192” e acionado por uma Central de Regulação das Urgências.

Quando acionar o Samu 192

Saber como e quando acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência contribui para que ele possa cumprir sua função principal, que é prestar socorro à população em casos de risco à vida. Ao acionar o serviço, é preciso que a pessoa esteja ao lado do paciente para que seja garantido um atendimento ágil e adequado à situação. Em alguns casos, o acompanhante mesmo pode iniciar o atendimento com orientação do médico regulador até que o socorro chegue ao local.

O SAMU 192 realiza atendimento pré-hospitalar com prioridade para casos de risco à vida, por isso as pessoas não devem passar trotes nem ocupar as linhas telefônicas para solicitar atendimentos que não tenham esse foco.

Acione o serviço em casos de:

– Parada cardiorrespiratória;

– Dor forte no peito (infarto);

– Dificuldade de respirar/engasgo;

– Suspeita de acidente vascular cerebral (derrame);

– Intoxicação (envenenamento);

– Queimadura grave;

– Choque elétrico;

– Acidente de trânsito com vítima;

– Queda grave e fratura;

– Afogamento;

– Surto psiquiátrico;

– Ferimento causado por arma de fogo ou arma branca.


Fonte: Blog do Fábio kamoto