I Cavalgada da Amizade foi um sucesso na Comunidade do Bonfim em Vieiropólis - BLOG DO GERALDO ANDRADE

I Cavalgada da Amizade foi um sucesso na Comunidade do Bonfim em Vieiropólis

 

Foi realizada com sucesso domingo (26) na Comunidade do Bonfim no Município de Vieiropólis-PB, a I Cavalgada da Amizade. Uma organização de Tan Calixto, Damião Barbosa, Jussara Barbosa e Leonardo Barbosa.


A Cavalgada da Amizade teve início com um café da manhã na residência do casal Tan Calixto e Damiana Barbosa. Em seguida os cavaleiros percorreram as seguintes comunidades rurais: Bonfim, Pinhão, São Diogo,  Segredo,

parada no Distrito de Campo Alegre e retornando à Comunidade do Bonfim onde foi servido um almoço aos cavaleiros e amazonas.

Chamou a atenção a participação da amazoninha  Ayla Barbosa, de seis anos, ao lado do seu pai o produtor rural, Lêla Barbosa.


Cavalgada é uma manifestação cultural em forma de passeio, realizada por grupos de cavaleiros e amazonas, entre crianças e idosos. Uma cavalgada pode ser realizada por motivos religiosos, cívicos, diversão, esporte, ou associação de duas ou mais dessas atividades.


Hoje, essa prática é considerada uma mistura de religião, esporte, aventura, mas principalmente um patrimônio histórico cultural, trazido com orgulho no peito de quem pratica. Promove fé e amizade.


"Queremos que essa cavalgada aconteça anualmente, no mês de dezembro, 

do  povoado, num resgate das tradições rurais genuínas e a valorização das manifestações culturais do homem do campo”, disse  a organizadora do evento, Tan Calixto.


"Esse é um dia especial, em que tiramos para agradecer ao Senhor do Bonfim pelas graças alcançadas durante este ano, e também é uma forma de manter viva a cultura do homem do campo. Aproveito para agradecer ainda a todos que contribuíram para que este evento acontecesse", disse a organizadora do evento, Damiana Barbosa.


À  noite a Banda Mania Forrozeira encerrou o evento.


Abdias Duque de Abrantes

Jornalista MTB-PB 604

Blog do Geraldo Andrade