Familiares e amigos celebram 86 anos do patriarca José Duque da Comunidade do Pinhão-Vieirópolis-PB - BLOG DO GERALDO ANDRADE

Familiares e amigos celebram 86 anos do patriarca José Duque da Comunidade do Pinhão-Vieirópolis-PB

 

Familiares e amigos celebraram segunda-feira (20), 86 anos de vida do Sr. José Duque de Equitane (Zé de Duca), residente e domiciliado na Comunidade do Pinhão-Vieirópolis/PB. O aniversariante é casado com a Sra. Necy Abrantes. José Duque nasceu em 1935 na Vila de Barra de Piabas-Poço Dantas-PB. Membro de uma prole de oito irmãos. Dois estão vivos Acilon Duque de Equitane e Nilza Estrela. Filho de Guilherme Duque de Equitane (Seu Duca) e Minervina Maria da Conceição (Dona Minervina) “in memoriam”. 


É genro do saudoso agropecuarista Assis Barbosa e D. Chiquinha Abrantes “in memoriam”. É irmão do ex-vereador de Poço Dantas e Uiraúna, João Guilherme Estrela (Joca de Duca), de saudosa memória.


O Sr. José Duque é pai de treze filhos: o proprietário da Pousada e Autopeças Pai Assis em Sousa/PB, empresário e pecuarista, Azarias Duque de Abrantes; o advogado, jornalista e assessor de comunicação social da Secretaria de Estado da Saúde do RN, Abdias Duque de Abrantes,  do proprietário da Açucena Variedades, Albenides Duque de Abrantes; o pecuarista  e proprietário da Farmácia Sousa Pharma, Ananias Duque de Abrantes; a comerciante e proprietária do Mercantil Gomes, Zeffinha Abrantes; a comerciante Gilda Abrantes; Gilma Abrantes; o comerciante em Carapicuíba-SP, Assis Duque de Abrantes; Adonias Duque de Abrantes; as servidoras da Prefeitura Municipal de Vieirópolis, Gildete Abrantes e Geórgia Abrantes;  Ginete Abrantes e Gineide Abrantes.


Zé Duca construiu sua história edificada em valores e medidas, traduzindo seus ideais de homem de luta que nunca perdeu a esperança apesar das adversidades e desafios que a vida lhe impôs. Um sábio, graduado e pós-graduado na escola da vida.

Zé Duque é um pai absolutamente completo e exemplar. Um avô e bisavô bonachão, brincalhão e venerado por netos e bisnetos. Zé de Duca é acima de tudo um homem brincalhão, contador de piadas, anedotas, causos, dono de um humor mordaz, espirituoso,

carinhoso, generoso, fraterno, extremamente expansivo, simpático, amigo dos amigos e da família. Do alpendre de sua casa, o patriarca Zé de Duca sempre tem dois dedos de prosa com amigos e familiares. Símbolo de decência, honradez respeitabilidade e dignidade. Após o almoço adoro uma sesta. Uma referência para a família. 


José Duque gosta de participar dos eventos sociais e religiosos da região, principalmente nas cidades de Sousa, Vieirópolis, Bernardino Batista, Poço de José de Moura e Poço Dantas ao lado da sua esposa Necy Abrantes. Eles formam um casal que faz inveja a muitos casais jovens. Zé de Duca e considerado um ilustre cidadão do Município de Vieirópolis e uma das reservas morais da região.


Abdias Duque de Abrantes

 Advogado, jornalista e pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Potiguar (UnP), que integra a Laureate International Universities.

Blog do Geraldo Andrade