Cleto Pinto é homenageado com estátua em Uiraúna - BLOG DO GERALDO ANDRADE

Cleto Pinto é homenageado com estátua em Uiraúna

 



No dia 26 de abril de 1952 nascia José Cleto Gomes Pinto. Na época ninguém imaginava que, muitos anos depois, ele seria uma figura das mais conhecidas e queridas na comunidade uiraunense. Cleto nasceu no sítio Riachão, hoje município de Joca Claudino.


"Cleto de Maneco" ou "Cleto Pinto" ao longo de seus 67 anos se transformou numa pessoa muito querida entre seus conterrâneos. Cleto tinha também outros apelidos: "Pai Véi" "Pintão". Segundo a família, ainda criança ele já mostrava um jeito irreverente de ser…
 
Seus pais, Manoel Gomes Sarmento e Julieta Pinto Gomes, vieram morar na cidade de Uiraúna pensando na educação dos filhos. Ele estudou até a sétima série ginasial, porém, sua perspectiva foi sempre o trabalho. Já casado, decidiu ser independente e teve como principal iniciativa o comércio de um BAR, nos anos 1990, ao que ele próprio batizou o nome "ARRASTÃO DO PINTÃO", localizado numa esquina da Rua São Francisco. Era um apaixonado pelo carnaval, sempre brincava em seu bugre animando e fazendo barulho pelas ruas da cidade.



Cleto deixou viúva a professora aposentada do estado, Maria de Fátima Costa. O casal teve quatro filhos (dois gêmeos): Julieta Pinto Gomes Neta (formada em Direito pela Universidade Estadual da Paraíba); José Máximo Costa Pinto (formado em medicina pela UFPB, especialista em Urologia); Alex Kássio Costa Pinto (formado em Engenharia Elétrica pela IFPB); Kaio Hércules Costa Pinto (formado em medicina pela UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia).

Ao longo da vida sempre foi atrás do seu maior sonho: possuir caminhão fazendo viagem pra o Sul do país. Como motorista nato, possuiu diversas caçambas, trabalhando nesse ramo até o final da sua vida.

"Pai Véi" faleceu aos 67 anos, na manhã de 8 de janeiro de 2020, vítima de infarto, no apartamento onde morava, no Centro de Uiraúna.



HOMENAGEM

A Prefeitura Municipal, pela ocasião dos 68 anos de emancipação política, fez uma homenagem a Cleto inaugurando uma pequena praça ao lado da rodovia BR-405, na saída para São João do Rio do Peixe. No local foi colocada uma estátua dele com as mesmas características que ele sempre andava pelas ruas da cidade, resolvendo seus negócios: sem camisa, de botas e chapéu.

A inauguração foi feita no dia 2 de dezembro (aniversário do município). A prefeita Leninha esteve na cerimônia ao lado de Maria Costa, dos filhos e de outros familiares. O evento foi acompanhado também por amigos e a população em geral.

A homenagem vai manter viva na memória de muitos a lembrança alegre da grande pessoa que foi

foi Cleto.


Fonte: Cofemac