ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE BERNARDINO BATISTA REALIZAM INQUÉRITO SOROLÓGICO NO PLANEJAMENTO DA RETOMADA DAS ATIVIDADES ESCOLARES PRESENCIAIS. AÇÃO FAZ PARTE DE UM PROJETO DA SECRETARIA DE SAÚDE DO ESTADO, EM PARCERIA COM AS SECRETARIAS DE SAÚDE E EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO. - BLOG DO GERALDO ANDRADE

ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE BERNARDINO BATISTA REALIZAM INQUÉRITO SOROLÓGICO NO PLANEJAMENTO DA RETOMADA DAS ATIVIDADES ESCOLARES PRESENCIAIS. AÇÃO FAZ PARTE DE UM PROJETO DA SECRETARIA DE SAÚDE DO ESTADO, EM PARCERIA COM AS SECRETARIAS DE SAÚDE E EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO.

 


A Secretaria de Saúde do estado da Paraíba, em parceria com as Secretarias de Saúde e de Educação do município de Bernardino Batista, vem realizando um inquérito sorológico nas escolas da cidade desde a última de semana. 

A ação faz parte do Projeto de Pesquisa “Continuar cuidando – Observatório da Covid-19) e vem ocorrendo em vários municípios do estado. Além dos testes para detecção do coronavírus nos estudantes e professores dessas unidades de ensino, são realizadas entrevistas com os profissionais da educação desses municípios. 



O objetivo do projeto é conhecer e mapear a circulação do vírus no ambiente educacional, garantindo um local seguro e protegido para o desenvolvimento destas atividades nas escolas do estado, incluindo as das redes municipais. 


O município de Bernardino Batista foi contemplado com a ação através da 9° Gerência Regional de saúde. 

As testagens que ocorreram na última semana foram, de forma simultânea, nas escolas ofertam Educação Infantil. Neste primeiro momento, as escolas que participaram da ação foram a Creche Géssica Alves Martins, a EMEI José Gomes dos Santos, a EMEIF João Pedro Júnior e a EMEIF Manoel Soares da Silveira. Nos próximos dias farão parte do projeto as unidades escolares que ofertam Ensino Fundamental. 


Diante do enfrentamento da pandemia do COVID-19 e do retorno às aulas de forma presencial que já vem acontecendo em algumas redes, essa pesquisa será fundamental para que os municípios tenham um maior nível de confiabilidade no planejamento e retomada das atividades escolares presenciais. No município de Bernardino Batista, essa retomada vem sendo feita de forma escalonada e gradativa. 


A Secretaria Municipal de Saúde de Bernardino Batista vem, por meio desta nota, divulgar os resultados da primeira semana do inquérito sorológico realizado nas escolas municipais. Ela reforça que todos os cuidados preventivos estão sendo tomados neste momento de retomada das atividades escolares presenciais; cuidados esses que seguem os protocolos de biossegurança exigidos pelo Ministério da Saúde e OMS. 


Segue abaixo lista de escolas e resultados:

EMEIF João Pedro Júnior

📍 Total de Testes (16) 

📍Professores (01) 

📍 Alunos (15) 

📍 Total de Positivos (00) 


EMEI José Gomes dos Santos 

📍Total de Testes (20) 

📍Professores (04) 

📍 Alunos (16) 

📍 Total de Positivos (00) 


Creche Géssica Alves Martins 

📍Total de Testes (36) 

📍Professores (09) 

📍 Alunos (27) 

📍 Total de Positivos (00) 


EMEIF Manoel Soares da Silveira

📍Total de Testes (21) 

📍Professores (01) 

📍 Alunos (20) 

📍 Total de Positivos (00)


Blog do Geraldo Andrade Com Assessoria