AULAS VOLTARAM, ALUNOS NÃO: volta às aulas na Paraíba é marcada por salas vazias - BLOG DO GERALDO ANDRADE

AULAS VOLTARAM, ALUNOS NÃO: volta às aulas na Paraíba é marcada por salas vazias

 


As aulas na rede pública estadual foram suspensas em março do ano passado, devido à pandemia do novo coronavírus. No retorno, o que não houve mesmo foi aglomeração, já que menos da metade das turmas retomaram às salas de aula.


Na Paraíba, as aulas do Ensino Médio começaram a retornar presencialmente no fim do mês de outubro, num sistema de revezamento dos professores. As aulas ainda são híbridas, portanto, não é obrigatório comparecer as salas de aula.


Os professores da rede estadual ouvidos pelo Polêmica Paraíba foram unânimes quando perguntados sobre a presença dos alunos nas aulas. Em turmas de, em média, 35 alunos, a presença variou de 4 a 6 alunos. O dia em que a turma bateu o recorde, registrou 11 alunos. A grande maioria preferiu assistir a aula na frente do computador.


Entre os motivos, o medo ainda é presente, mesmo com boa parte da população vacinada, os pais ainda não confiam em mandar seus filhos. As medidas de higiene são poucas. Nos corredores, o álcool em gel está lá, mas não há verificação da temperatura na entrada, nem exigência de testes periódicos para professores e funcionários.


Há ainda o fim do ano letivo. Em meio ao mês de novembro, já estamos no último bimestre. Muitos alunos preferem esperar apenas o ano que vem para ter mais segurança, outros já estão com o ano garantido.


Além disso, a ainda a questão social. Ficar em casa diminui gastos com passagem ou combustível, em meio a alta histórica de preços. Por mais que a energia também esteja cara, ainda é mais econômico assistir as aulas longe da sala.



Fonte: Polêmica Paraíba

Créditos: Polêmica Paraíba