Aniversário de 96 anos da matriarca Dona Nazaré Vieira, a primeira mulher a disputar o cargo de vereadora em Sousa - BLOG DO GERALDO ANDRADE

Aniversário de 96 anos da matriarca Dona Nazaré Vieira, a primeira mulher a disputar o cargo de vereadora em Sousa

 

Familiares e amigos celebram hoje 06 de outubro  o aniversário de 96 anos da matriarca Maria Nazaré Vieira (Dona Nazaré Vieira), a primeira mulher a disputar o cargo de vereadora em Sousa-PB.


Dona Nazaré Vieira  pertence a tradicional família Vieira do município de Vieirópolis. Ela é viúva do saudoso líder político, ex-vereador de Sousa e agropecuarista Antônio Adelino de Oliveira. A Câmara Municipal de Vieirópolis tem o nome de Antônio Adelino de Oliveira. São seus filhos o ex-presidente da Câmara Municipal de Sousa,  o saudoso médico, Ricélio Oliveira, engenheiro agrônomo Rijalma Oliveira, médico Francisco Oliveira, comerciante Ailton Vieira  e Maria Vieira de Oliveira.


A matriarca Nazaré Vieira é sogra da ex-prefeita constitucional de Vieirópolis, Santa Oliveira "in  memoriam" e avó do ex-presidente da Câmara Municipal de Vieirópolis, vereador e advogado Antônio Adelino de Oliveira Neto – Neto de Santa – (PSDB), do advogado José Rijalma de Oliveira Júnior, da odontóloga Patrícia Oliveira,  do médico Rodolfo Oliveira, dentre outros. Ela é tia da médica e ex-prefeita de Uiraúna, Glória Geane de Oliveira Fernandes e prima do líder político e ex-candidato a prefeito, Teté de Sebasto e do ex-vereador, ex-prefeito de Bacabal-MA e ex-deputado federal, José Vieira Lins (Zé Vieira) “in memoriam”.


Dona Nazaré Vieira foi a primeira mulher a se candidatar ao cargo de vereadora em Sousa, representando o então Distrito de Serra Branca, hoje município de Vieirópolis. Em 1963 disputou uma cadeira de vereadora pelo então Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), obtendo 371 (3,37% dos votos válidos). No pleito de 1976 voltou a disputar uma cadeira na Câmara Municipal de Sousa pela Aliança Renovadora Nacional (ARENA) obtendo 675 votos, 3,21% dos votos válidos.


Abdias Duque de Abrantes 

Jornalista MTB-PB 604

Blog do Geraldo Andrade