Bernardino Batista e mais quatro cidades implantarão feiras de produtores rurais - BLOG DO GERALDO ANDRADE

Bernardino Batista e mais quatro cidades implantarão feiras de produtores rurais

 

Até o final do ano, o Governo do Estado, por meio da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), vai contemplar mais cinco municípios com feiras do produtor rural, um espaço onde o agricultor vende seus produtos diretamente ao consumidor. 


O anúncio foi feito pelo presidente da Empaer, Nivaldo Magalhães, por ocasião da entrega a agricultores familiares da Feira do Produtor de São José de Piranhas, no Sertão, que funcionará toda quarta-feira, numa parceria com a prefeitura municipal.  


Até o momento, a Empaer conta com 88 feiras em funcionamento, devendo chegar a 93 nos próximos dois meses e, para o ano de 2022, já começam os contatos visando chegar a outros municípios. São atendidos atualmente 2.225 produtores com a comercialização de seus produtos, em 1.236 barracas padronizadas. Os municípios a serem contemplados com as novas feiras são: Bernardino Batista, São João do Rio do Peixe, São Francisco, Barra de Santa Rosa e Lucena.


Assim como acontece com todos os agricultores selecionados para comercializarem a produção agrícola nas feiras, os participantes da nova feira também participaram de cursos de capacitação e de transformação de alimentos como doces, bolos e preparo de licor, ministrados pela assistente social Jacileide Andrade. 


O coordenador estadual das Feiras do Produtor, Severino Henrique de Lima, informou que na feira de São José de Piranhas estão presentes 20 produtores rurais, que recebem assistência técnica do extensisonista José Dias, da Empaer local, desde a produção dos alimentos até a comercialização, com acompanhamento do gerente regional da empresa, em Cajazeiras, Edison Pereira.


As feiras de produtores implantadas e em funcionamento estão espalhadas entre as 15 regionais da Empaer, em números, estão assim divididas: na regional de João Pessoa, 11; Itabaiana, 09; Guarabira, 07, Solânea, 05; Campina Grande, 03; Areia, 07; Serra Branca, 11; Patos, 11; Itaporanga, 07; Princesa Isabel, 10; Picui, 02; Sousa, 02; e Cajazeiras, 03. Nesses locais são vendidos produtos sem agrotóxicos, vindo diretamente do campo.


Fonte: Resenha Politika