Aniversário de 90 anos do  líder político do Distrito de Tanques, Zé Cândido, pai do ex-prefeito de Poço Dantas, Dedé Cândido - BLOG DO GERALDO ANDRADE

Aniversário de 90 anos do  líder político do Distrito de Tanques, Zé Cândido, pai do ex-prefeito de Poço Dantas, Dedé Cândido

 

Familiares celebraram sábado (18) de setembro no Distrito de Tanques-zona rural de Poço Dantas, o aniversário de 90 anos do patriarca, agropecuarista e líder político, José Cândido Sobrinho (Zé Cândido).


Seu Zé Cândido é  casado com a Sra. Maria Niza Gurgel (Dona Niza).

Já são 71 anos de união conjugal. Bodas de Zinco.


Dessa união conjugal nasceram oito filhos. O ex-prefeito de Poço Dantas, José Gurgel Sobrinho (Dedé Cândido), o ex-Presidente da Câmara Municipal, vereador Antônio Cândido Sobrinho,

Josué Cândido  Gurgel,

Santana Carlos Barbosa,

Elaisa Cândido Rozeno,

A servidora pública e técnica de enfermagem que presta relevantes serviços à comunidade Ailia Cândido  da Silva (Côca),

María Duceu Cândido  Viana e

Eliana Cândido Gurgel.


O patriarca Zé Cândido nasceu na Comunidade de Lagoinha-zona rural de Icó-Ceará,mas  seu coração é  paraibano.


O líder politico José Cândido Sobrinho tem vinte e sete netos, vinte e quatro netos e quatro trinetos.

Zé Cândido é avô do ex-secretário de Obras e ex-secretário de Esporte, Cultura e Turismo, Francisco de Assis Cândido (Marcos Cândido).

Zé Cândido é um dos políticos mais marcantes da história do Distrito de Tanques. Habilidoso, conciliador, carismático e respeitado. Seu grupo político sempre tem sido o fiel da balança nas eleições  municipais de Poço Dantas. O Grupo Cândido até hoje foi vitorioso nas campanhas eleitorais.

O patriarca Zé Cândido tem sido uma figura de proa nas eleições municipais de Poço Dantas.


Nasceu no Município de Icó-Ceará. Mudou-se para o Distrito de Tanques onde  aos poucos, ganhou respeito e notoriedade.


O segredo da sua reza está na doutrina espírita codificada pelo influente educador, autor e tradutor francês, Allan Kardec, afinal ele acredita que essa linha espírita não anula a fé cristã porque também tem base na Bíblia.


"Seu Zé Cândido  é  um grande homem.

Uma das reservas morais do Distrito de Tanques. Teve uma trajetória  de vida sofrida, mas nunca desistiu da sua luta na roça para criar sua família. No início da sua vida conjugal, com muita dificuldade, mudou-se para Iguatu-CE em busca de melhores condições de vida para sua família.  Passou por um sério problema de saúde e  teve que ir fazer um tratamento longo é intenso em Brasília.  Foi na  capital da República que descobriu sua crença e vocação de médium, curador e rezador, desde então sua vida só foi de melhoras. Ficou curado da enfermidade e voltou pra o nordeste e passou a residir na Comunidade de Areias Ceará. Aí começou sua trajetória de rezas e sua fé em curar a quem o procurasse. Depois passou a residir no Distrito de Tanques  onde vive até hoje. Seu Zé Cândido merece todo o nosso respeito e nossa admiração ", disse a ex-nora e ex-secretária de assistência social, Branca Pereira.


 "Tenho certeza de que Poço Dantas  ainda precisa do senhor e nós vamos estar juntos nessa batalha para melhorar a vida do povo poçodantense. Parabéns, saúde, sabedoria e vida longa, Seu Zé Cândido ”, disse o líder político, Zé Almeida.


Abdias Duque de Abrantes

Jornalista MTB-PB 604

Blog do Geraldo Andrade