26 de Setembro – Dia Nacional do Surdo e a luta pela inclusão - BLOG DO GERALDO ANDRADE

26 de Setembro – Dia Nacional do Surdo e a luta pela inclusão



O mês de Setembro é especial para a Comunidade Surda, pois comemoramos o dia Nacional do Surdo no Brasil.


A comunidade surda chama de “ Setembro Azul”  mês de  comemoração do Dia do Surdo dia 26 de Setembro, que celebra suas conquistas e luta pela Inclusão dos surdos na sociedade.


A data foi oficializada pelo ex presidente do Brasil Luís Inácio Lula da Silva pelo decreto de lei n° 11.796 em 29 de Outubro de 2008.


Muitas conquistas foram alcançadas, como o reconhecimento da Libras ,meio legal de comunicação e expressão, a obrigatoriedade do ensino de Libras na formação de professores, a obrigação do ensino bilíngue para crianças com deficiência auditiva e a obrigatoriedade de um intérprete de libras.


A data foi escolhida para representar a luta da comunidade surda por ser a data da criação da primeira escola de surdos no Brasil,1857 no Rio de Janeiro pelo Imperador Dom Pedro II, o Instituto Imperial de Surdos-Mudos, hoje INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos).


Sobre a cor Azul foi escolhida pelo Dr. Paddy Ladd (surdo), usado em laço de fita na cor azul como símbolo, e representa no XIII Congresso Mundial de Surdos na Austrália, durante a cerimônia que faz lembrança das vítimas surdas da opressão e autismo.


É importante que todos os órgãos públicos e a sociedade brasileira reflitam sobre os surdos, compreendendo-os como cidadãos iguais aos outros, dando-lhes atenção justa e respeitando a cultura surda e a língua da comunidade surda.



Por: Adriana de Sousa Fonseca

Graduada em licenciatura plena em Geografia -UFCG

Pós graduada em Libras – FIP