Prefeito Espedito Filho participa de Audiência Pública para elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico - BLOG DO GERALDO ANDRADE

Prefeito Espedito Filho participa de Audiência Pública para elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico

 

O prefeito Espedito Filho participou na manhã desta quinta-feira (12) da Audiência Pública para discutir a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB). O referido Plano conta com a parceria da FUNASA e UFCG.


O Plano municipal deve ser elaborado pelas prefeituras de todos os municípios do país e aprovado pelo Governo Federal para que eles possam receber verbas para obras de saneamento, além disso, o PMSB abrange quatro áreas: serviços de água, esgotos, resíduos sólidos e drenagem das águas pluviais urbanas.


Para Isidora Liberato,  Chefe do Departamento de Obras, o Plano Municipal deve garantir a promoção da segurança hídrica, prevenção de doenças, redução das desigualdades sociais, preservação do meio ambiente, desenvolvimento econômico do município, ocupação adequada do solo, e a prevenção de acidentes ambientais e eventos como enchentes, falta de água e poluição.


Após as discussões com a comunidade, o PMSB deve ser apreciado pelos vereadores e aprovado pela Câmara Municipal.


1 / 10

Aprovado, o PMSB passa a ser a referência de desenvolvimento de cada município, estabelecidas as diretrizes para o saneamento básico e fixadas as metas de cobertura e atendimento com os serviços de água; coleta e tratamento do esgoto doméstico, limpeza urbana, coleta e destinação adequada do lixo urbano e drenagem e destino adequado das águas de chuva.


Participaram ainda do evento, o Secretário de Saúde, Tiago Rosendo; O Secretário Administração, Gilberto Lisboa; A Secretária de  Agricultura Tilene Gonçalves; O Secretário de Infraestrutura, Cícero Abrantes; O Secretário de Manutenção e limpeza Urbana, Antônio de Suru; O Chefe de Gabinete, Fagner Lisboa; O Engenheiro da Prefeitura, Mateus Pinheiro; A Assistente Social, Elinaide Ferreira; A Secretaria de Assistência social Jaiane Andrade; O Procurador do Município, Júnior Fernandes; Os vereadores (as)  Thinaly, Dirceu, Chicolina;  representantes das comunidades rurais, sindicatos e sociedade civil.


Blog do Geraldo Andrade  Assessoria