Prefeitura de São João do Rio do Peixe vai implantar usinas de energia solar - BLOG DO GERALDO ANDRADE

Prefeitura de São João do Rio do Peixe vai implantar usinas de energia solar

A cidade de São João do Rio do Peixe, sertão da Paraíba, vai ganhar usina de energia solar. A informação foi passada pelo prefeito da cidade, Luiz Claudino. Os recursos são provenientes do Ministério da Agricultura, por intermédio do deputado federal, Wilson Santiago.


A energia que será produzida, pela usina de energia solar, será distribuída com os pequenos agricultores, do município,  para ajudar na produção rural e gerar emprego e renda. As usinas vão ocupar sete áreas o que compreende a 200 campos futebol.  


Com a adoção do sistema de energia fotovoltaica, a estimativa é de que haja uma grande redução nas contas da energia elétrica dos agricultores que poderão ter uma produção com menos custo e menor impacto positivo na soma final.


Segundo o prefeito, a proposta de instalação do sistema foi uma de suas prioridades de campanha. “Essa é uma alternativa para que nosso governo adote práticas de sustentabilidade ambiental, além de fazer bom uso dos recursos públicos.” Disse.  


De acordo com um relatório divulgado pela ONU (Organização das Nações Unidas), o uso da energia renovável é uma tendência mundial. Hoje é considerada a principal responsável pelo desenvolvimento sustentável.



Como a energia solar é gerada?

O processo de conversão da energia solar utiliza células fotovoltaicas, normalmente feitas de silício ou outro material semicondutor. Quando a luz solar incide sobre uma célula fotovoltaica, os elétrons do material semicondutor são postos em movimento, gerando assim eletricidade.


Fonte: Tribuna 10