Agropecuarista José Abrantes Barbosa conclui reforma no Casarão de Assis Barbosa na Comunidade do Bonfim-Vieirópolis. - BLOG DO GERALDO ANDRADE

Agropecuarista José Abrantes Barbosa conclui reforma no Casarão de Assis Barbosa na Comunidade do Bonfim-Vieirópolis.

 

O ex-vice-prefeito, ex-presidente do PSC e ex-Presidente da Câmara Municipal de Luís Gomes, agropecuarista José Abrantes Barbosa concluiu a reforma no Casarão de Assis Barbosa localizado na Comunidade  Vieirópolis do Bonfim-Vieirópolis.


Ze Abrantes é  casado com a ex-candidata a prefeita pelo DEM, ex-vice-prefeita e ex-secretária municipal de saúde de Luís Gomes-RN, médica da Prefeitura Municipal de Vieiropolis, Antônia Gomes Abrantes Barbosa.


No imóvel existem salas, quartos, cozinha, banheiros, alpendre e um sótão.

O casarão é  uma referência  na Comunidade  do Bonfim.


É uma memória que precisa ser preservada e mostrada para as futuras gerações.


No armazém do casarão já  foram depositadas  até 800 sacas  de arroz e 600 cargas de rapaduras. As rapaduras eram produzidas no Engenho da Comunidade do Segredo de propriedade da Senhora de Engenho, a matriarca Totonha Moreira "ok memoriam".


Próximo ao casarão existiu o Parque de Vaquejada Assis Barbosa de propriedade do ex-vereador, ex-presidente da Câmara Municipal e ex-secretário municipal de Obras, Sinval Abrantes Barbosa.


O casarão pertence ao espólio de Assis Barbosa e Dona Chiquinha Abrantes.


Ze Abrantes Barbosa é  um memorialista. Uma espécie de guardião do Casarão.


O Casarão  possui uma estrutura completa para receber o casal Ze  Abrantes e Dra. Antônia Gomes Abrantes Barbosa, familiares e convidados.


Possui grandes janelas e portas voltadas para a estrada, fazendo com que fique bem ventilada, onde entram raios de sol em qualquer direção, proporcionando um grande bem-estar.


"Demonstramos efetivamente toda nossa preocupação com a preservação de nosso patrimônio. O Casarão de Assis Barbosa na Comunidade do Bonfim é a prova viva de um tempo não tão distante e que zelaremos por muitas e muitas outras gerações. Nossos filhos e netos terão a oportunidade de conhecer o casarão ", disse Ze Abrantes.

"O casarão do Bonfim foi erguido no século passado por Luís Pereira da Silva. Posteriormente ele vendeu o patrimônio para a matriarca Brasilina, mãe de Antônio Brasilino, Quinco Brasilino, Zequinha Brasilino  e tantos outros", disse Ze Abrantes Barbosa.

"Ao lado do Casarão o Sr. Luís Pereira da Silva construiu uma pequena  usina de beneficiamento de algodão cujos produtos eram enviados para a cidade de Campina Grande  e Mossoró-RN", informa Ze Abrantes.


"O Sr. Zequinha Brasilino vendeu o imóvel ao Sr. Joaquim Queiroga de Freitas (Joaquim de Sula). A matriarca Dona Sula vendeu a Casa Grande ao meu saudoso pai o agropecuarista Assis Barbosa", ressalta José Abrantes Barbosa.


Abdias Duque de Abrantes – advogado, jornalista, servidor público e pós-graduado em Direito e Direito Processual do Trabalho pela Universidade Potiguar (UnP), que integra a Laureate International Universities.


Blog do Geraldo Andrade