UPA de Cajazeiras fica sem oxigênio e pacientes são transferidos emergencialmente para Hospital Regional - BLOG DO GERALDO ANDRADE

UPA de Cajazeiras fica sem oxigênio e pacientes são transferidos emergencialmente para Hospital Regional

 


Na noite desta sexta-feira (19), dez pacientes que estavam internados na unidade foram transferidos para o Hospital Regional de Cajazeiras (HRC). Segundo os médicos do município de Cajazeiras, no Sertão paraibano, houve desabastecimento de oxigênio na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade. Eles denunciaram o caso ao Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB). 


De acordo com informações obtidas pelo ClickPb, dez pacientes foram transferidos na tarde da sexta-feira (19) e dois foram a óbito no mesmo dia, depois que já estavam internos no HRC. A princípio, as mortes não podem ser atribuídas ao desabastecimento de oxigênio.


A informação foi confirmada ao CRM-PB pelas diretorias técnica e administrativa da UPA, que informaram ter providenciado a transferência dos pacientes e o restabelecimento do fornecimento de oxigênio para o turno da noite da sexta-feira. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também confirmou a transferência dos pacientes.


Ainda na noite da sexta (19), o Secretário Executivo de Gestão da Rede de Unidades de Saúde, Daniel Beltrami, entrou em contato com o CRM-PB e confirmou que os pacientes foram regulados para o HRC e informou ainda que já foi providenciada uma usina de oxigênio hospitalar, com previsão de instalação para a próxima quinta-feira (25).


Após colher as informações técnicas acerca do ocorrido com os relatórios que serão solicitados à UPA de Cajazeiras, ao SAMU e ao HRC, o CRM-PB informará o ocorrido, formalmente, ao Ministério Público Estadual.


Fonte:Click PB