PRESIDÊNCIA DA CÂMARA: confira como votou cada um dos deputados paraibanos no pleito - BLOG DO GERALDO ANDRADE

PRESIDÊNCIA DA CÂMARA: confira como votou cada um dos deputados paraibanos no pleito

 

Aconteceu na noite dessa segunda-feira (1º), a eleição para o novo presidente da Câmara dos Deputados pelo próximo biênio (2021-2022), que resultou na vitória do candidato Arthur Lira (PP-AL). Dos 302 votos computados para o candidato apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), sete foram de deputados paraibanos. O principal concorrente derrotado na disputa, Baleia Rossi (MDB-SP), teve 145 votos, sendo quatro deles de paraibanos. Apenas um parlamentar do Estado não votou, já que não compareceu à votação por ter testado positivo para covid-19. Confira a situação de cada um:


Arthur Lira


Candidato governista e eleito nessa segunda-feira, Arthur contou, não só com o voto, mas também com o articulação de Wellington Roberto (PL) em sua campanha. Além de Wellington, votaram a favor de Arthur Lira os deputados Julian Lemos (PSL), Edna Henrique (PSDB), Pedro Cunha Lima (PSDB), Ruy Carneiro (PSDB), Wilson Santiago (PTB) e Hugo Motta (Republicanos).


Os deputados Julian Lemos e Edna Henrique compartilharam nas redes sociais fotos com Arthur Lira e parabenizando-o pela vitória. Julian disse que “voto e apoio não se faz com estardalhaço nem pirotécnia, se faz com articulação e ao pé da orelha, Arthur Lira é meu Presidente da Câmara dos Deputados, trabalhei muito por isso”.


Já Edna comentou que “essa importante vitória representa mudança, reconhecimento e igualdade na luta de cada deputado e deputada em busca de reconhecimento imediato dos seus projetos que após passar por comissões ficam engavetados e nunca são pautados para votação no plenário”.


À redação do Polêmica Paraíba, o deputado Wellington Roberto disse que “no nosso entendimento o melhor nome é o que a maioria escolheu. Arthur tem experiência e pelo tempo de convivência que eu tenho com ele é quem tinha as melhores propostas e mostrou lealdade em todas as negociações discutindo temas relevantes”.



Baleia Rossi


Do outro lado, quatro parlamentares prestaram apoio à candidatura de Baleia Rossi, candidato do então presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ) na disputa. Foram eles Aguinaldo Ribeiro (PP), Frei Anastácio (PT), Gervásio Maia (PSB) e Efraim Filho (DEM).


Aguinaldo esteve nas conversas e articulações para ser ele o próprio candidato de Rodrigo ao cargo, decidiu abdicar da candidatura, mas não deixou de articular sua campanha junto aos colegas de Câmara.


O caso de Efraim Filho merece destaque também. Até o domingo (31), o seu partido estava junto do bloco de apoio a Rossi, mas optou por abandonar o bloco do candidato e anunciou liberou a bancada na votação. Até então, o voto de Efraim era direcionado a Baleia, tendo declarado a posição em entrevistas. A reportagem tentou entrar em contato com o deputado, mas não obteve resposta.


Em contato com o Polêmica Paraíba, Gervásio Maia criticou a primeira ação de Arthur Lira como novo presidente. Na ocasião, Lira anulou o bloco partidário que fez apoio a Rossi (PT, MDB, PSB, PSDB, PDT, Solidariedade, PCdoB, Cidadania, PV e Rede), decisão que muda a configuração de distribuição de cargos da Mesa Diretora da Câmara.


Gervásio condenou a atitude, que chamou de “absurda e estúpida”, e disse que o bloco vai recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra a decisão.


Não votou


Por último, o deputado Damião Feliciano (PDT) não votou no pleito. O parlamentar, que sentia sintomas da covid-19 desde o último final de semana, realizou um teste para detectar a doença, que resultou positivo.



Fonte: Bruno Marinho e Samuel de Brito

Créditos: Polêmica Paraíba