Orcrim usou cozinheira, motorista e até agente de limpeza como ‘laranjas’ - BLOG DO GERALDO ANDRADE

Orcrim usou cozinheira, motorista e até agente de limpeza como ‘laranjas’


 O Ministério Público da Paraíba revelou o modus operandi das 11ª e 12ª fases da Operação Calvário deflagradas nesta quinta-feira (04). De acordo com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) na Paraíba, o grupo usava empresas, com contratos milionários, em nomes de “laranjas” para fraudar licitações e desviar recursos da Educação da Paraíba.


Os laranjas eram cozinheira, motorista e até agente de limpeza. Os ‘sócios’ mantinha vida simples, em bairros periféricos de Campina Grande, enquanto seus nomes estavam ligados a movimentações milionárias.


Uma cozinheira figura como sócia nas empresas L & M Lojão do Escritório LTDA e Alpha & Beta Construções e Soluções AP LTDA, que já foi citada na mídia nacional por supostas irregularidades no fornecimentos de livros à prefeitura de João Pessoa entre os anos de 2007 e 2010.


À época, foram pagos mais de R$ 1,7 milhão na aquisição de livros, de acordo com o Ministério Público. Os empreendimentos seriam administrados, conforme o MP, pelo empresário Pietro Harley, alvo de um mandado de prisão preventiva hoje pela manhã.


A cozinheira não foi denunciada pelo MP nessas fases, nem alvo de mandados judiciais. Ela foi uma das beneficiárias em Campina Grande do Auxílio Emergencial do Governo Federal, conforme o MP.


A mãe da cozinheira, também aparece nas investigações por já ter figurado como sócia da empresa Construindo Conhecimento Editora LTDA. Ela foi denunciada pelo MP nessa fase.


Uma outra sócia dessa empresa, conforme a denúncia, é uma agente de limpeza, na prefeitura de Bayeux, que também já atuou como supervisora de ensino, na mesma prefeitura. Ela também foi denunciada pelo MP.


O esposo da agente de limpeza e pai da cozinheira, que seria motorista também foi denunciado por envolvimento com o grupo.


Além dos mandados de prisão cumpridos hoje, as 11ª e 12ª fases da Operação Calvário, do Ministério Público, apresentaram à Justiça mais duas denúncias apontando a existência de um suposto ‘esquema’ de fraudes e desvios na Educação do Estado. No total são 31 denunciados, entre eles o ex-governador Ricardo Coutinho.


Fonte: Paraiba.com.br