Governo Federal investe para reduzir 'dependência de carro-pipa' - BLOG DO GERALDO ANDRADE

Governo Federal investe para reduzir 'dependência de carro-pipa'

 

O Estado da Paraíba tem 196 localidades consideradas prioritárias pelo Governo Federal para investimentos voltados em ações estruturantes de segurança hídrica. O objetivo é reduzir a dependência das famílias do abastecimento por carros-pipa. Dentre as atividades estão perfuração de poços, implantação de sistemas simplificados de abastecimento de água, cisternas e dessalinizadores através do Programa Água Doce. Isso, conforme o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), irá beneficiar pouco mais de 138 mil paraibanos.

m todo o País, conforme o ClickPB apurou, o MDR selecionou 939 localidades situadas em 319 municípiosde nove estados, o que inclui 196 da Paraíba. A definição dos locais foi publicado na portaria publicada, nesta quinta-feira (24), no Diário Oficial da União (DOU). Confira os municípios aqui na publicação.

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Regional, esse é o primeiro passo para otimizar os investimentos a medida que se amplia a oferta de água por órgãos vinculados como o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), Companhia Nacional de Desenvolvimento dos Vales do Parnaíba e São Francisco (Codevasf).

Os critérios para priorizar as áreas levou em consideração aqueles em que há pontos da Operação Carro-Pipa e incidência com que essas localidades necessitaram de ação do carro-pipa nos últimos 3 anos. Ainda de acordo com o MDR, no próximo ano, pretende lançar um edital para buscar soluções inovadoras com foco na entrega de água no semiárido rural.






Fonte: Click PB