Biografia do patriarca Caboclo Maria, pai do empresário e ex-candidato a  prefeito de Poço Dantas, Ze Almeida. - BLOG DO GERALDO ANDRADE

Biografia do patriarca Caboclo Maria, pai do empresário e ex-candidato a  prefeito de Poço Dantas, Ze Almeida.

 

O patriarca Francisco de Almeida Castro (Caboclo Maria), nasceu em Poço Dantas em 20 de dezembro de 1906 e faleceu em 16 de setembro de 1995.


Do seu primeiro matrimônio  com D. Maria Cristina de Almeida Castro nasceram o  empresário, líder político  e ex-candidato a prefeito de Poço Dantas, Ze Almeida, Maria Cristina Almeida, Marizor Almeida, Marinder Almeida, Maritana Almeida Penaforte “in memoriam”, Marizer Almeida, José Maria Neto “in memoriam” e José Caboclo de Almeida.


São seus filhos do segundo casamento com a saudosa matriarca Olindina Marques de Castro (Dona Olindina), o vereador e comunicador, José Rildo de Almeida, o ex-secretário de Obras e Serviços Municipais, empresário de Parque de Vaquejada, Rufino de Almeida Sobrinho, os empresários Pedro Almeida Castro, João Almeida Neto, Francisco de Almeida Filho, Paulo Almeida Castro, o servidor público, Pedro César de Almeida e os professores Agripino Almeida Castro, Maria Ilca de Almeida e Maria Ilma de Almeida.


O ex-comerciante e ex-pecuarista Caboclo Maria  era filho de um dos pioneiros do desenvolvimento de Poço Dantas e primeiro educador do Município, José Maria de Castro e D. Maria Rufino de Almeida. Era membro das tradicionais famílias Almeida e Castro. A bodega de Caboclo Maria era uma das mais destacadas no comércio de Poço Dantas.


O terreno para a construção da Capela de São Francisco de Assis foi doado pelo primeiro professor  de Poço Dantas, José Maria de Castro. Mais tarde a Capela foi ampliada e o saudoso pecuarista e comerciante Francisco de Almeida Castro (Caboclo Maria) fez a doação do terreno.


Francisco de Almeida Castro (Caboclo Maria) foi um exemplo de honradez, bravura, de abnegação, de dignidade, de dedicação à família, ao trabalho e de conduta ímpar. Teve uma larga folha de serviços prestados à comunidade pocodantense.Era uma das reservas morais de Poço Dantas e região.


Caboclo Maria foi o primeiro  Delegado de Polícia de Poço Dantas quando a comunidade pertencia a Antenor Navarro, hoje São João do Rio do Peixe, na gestão do prefeito Coronel Jacob Guilherme Frantz,  assumindo o cargo em 1950 tendo como escrivão Odilon Constância.


O delegado Francisco de Almeida Castro (Caboclo Maria) deixou um legado de trabalho, compromisso, competência, lealdade e dedicação para todos os  pocodantenses.


Abdias Duque de Abrantes 

Advogado, jornalista e servidor público.