Operação Calvário: Polícia Federal, Gaeco, CGU e MPF deflagram nona fase em João Pessoa Publicado por: Larissa Freitas em 27/10/2020 às 07:53 - BLOG DO GERALDO ANDRADE

Operação Calvário: Polícia Federal, Gaeco, CGU e MPF deflagram nona fase em João Pessoa Publicado por: Larissa Freitas em 27/10/2020 às 07:53

 

A Controladoria-Geral da União (CGU) participa, nesta terça-feira (27), na Paraíba, da Operação Calvário – Nona Fase, trabalho realizado em parceria com a Polícia Federal (PF), o Ministério Público Federal (MPF) e o Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado do Ministério Público da Paraíba (Gaeco/MPPB). A operação tem por objetivo investigar a atuação de organização criminosa por meio da contratação fraudulenta de Organizações Sociais (OS) para gerir os serviços essenciais da saúde e da educação no Estado da Paraíba.


Ao todo foram expedidos seis mandados de busca e apreensão, pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). Os mandados estão sendo cumpridos pela Polícia Federal nas cidades de João Pessoa/PB, Cabedelo/PB e em Brasília/DF.


Este trabalho conjunto representa a nona fase da Operação Calvário, tendo por objeto robustecer o conjunto probatório de situações detectadas nas fases anteriores, principalmente no tocante ao crime de lavagem de dinheiro.


Impacto social


As irregularidades praticadas pela organização criminosa impactaram fortemente a qualidade do atendimento prestado à população carente nos hospitais públicos estaduais gerenciados pelas Organizações Sociais, bem como a qualidade do ensino público estadual prestado à população da Paraíba.


Participam da operação 19 policiais federais e 02 auditores da CGU.



Fonte: Assessoria

Créditos: Assessoria