Polícia Federal deflagra 72ª Fase da Operação Lava Jato e cumpre oito mandados de prisão, busca e apreensão - BLOG DO GERALDO ANDRADE

Polícia Federal deflagra 72ª Fase da Operação Lava Jato e cumpre oito mandados de prisão, busca e apreensão

 

A Polícia Federal (PF) cumpre, na manhã desta quarta-feira (19), dois mandados de prisão e seis de busca e apreensão na 72ª Fase da Operação Lava Jato em Alagoas, São Paulo e Rio de Janeiro.


A suspeita da força-tarefa é que um estaleiro contratado por R$ 857 milhões para fornecer navios pagou propina para um funcionário da Transpetro. O valor da propina, o nome do estaleiro e do funcionário não foram divulgados pela PF.


As ordens judiciais foram expedidas pela 13ª Vara Federal em Curitiba, e a operação foi batizada de “Navegar é Preciso”.


As investigações apontam que foi identificada uma organização criminosa que fraudava o caráter competitivo das licitações pagando propina a altos executivos da Petrobras e empresas a ela relacionadas como a Transpetro.


O esquema de corrupção e lavagem de dinheiro funcionava, segundo a PF, através da celebração de contratos de compra e venda de navios feitos pela Transpetro com o estaleiro através do Programa do Governo Federal para a reestruturação da indústria naval brasileira, conhecido como Promef.


Ainda conforme as investigações, a contratação teria sido feita desconsiderando estudos de consultorias que apontavam que o estaleiro não teria as condições técnicas e financeiras


Fonte:G1