Deputado com raízes sousenses Felipe Leitão é eleito vice-presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba - BLOG DO GERALDO ANDRADE

Deputado com raízes sousenses Felipe Leitão é eleito vice-presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba

 

O deputado estadual Felipe Leitão (Avante)  foi eleito por unanimidade, nesta quarta-feira (12), vice-presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). A Sessão Extraordinária para a Eleição do novo 1º vice-presidente da Casa aconteceu após a morte do deputado estadual Genival Matias. 


O deputado Felipe Matos Leitão nasceu em João Pessoa mas tem raízes na cidade de Sousa-PB. Tem o cordial umbilical em Sousa.  Nas suas veias corre o sangue sousense. Ele é bisneto do primeiro prefeito constitucional eleito de Sousa,  “ Coronel” Emídio Sarmento de Sá eleito em 1947 pelo PSD com 37,01% dos votos válidos, neto do ex-deputado estadual, Ex-Presidente da Fundação Cultural do Estado da Paraíba. Ex-Secretário de Segurança Pública do Estado da Paraíba1976/1977, Ex-Secretário do Interior e Justiça do Estado da Paraíba 1977/1978, membro da Academia Paraibana de Letras, escritor e agropecuarista Eilzo Nogueira Matos, do Sr.  Francisco Leitão de Araújo e Dona Francisca Rocha Leitão, filho do ex-deputado estadual Ives Rocha Leitão (Mikika Leitão) e sobrinho do ex-deputado estadual e federal, ex-secretário de Justiça da Paraíba e ex-Presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Inaldo Rocha Leitão. 


Felipe Leitão é formando em Gestão Pública. Iniciou sua vida política ainda muito jovem, no Grêmio Estudantil do Colégio PhD. Foi vereador de João Pessoa por dois mandatos, entre 2008 e 2016. Foi eleito deputado estadual em 2018 com 27.117  votos. A eleição foi realizada durante sessão remota, por meio do sistema de videoconferência, com voto secreto. Dos 36 deputados que compõem a ALPB, 35 estavam presentes e participaram da escolha. Felipe Leitão é membro    das Comissões  de Administração, Serviço Público e Segurança e Constituição, Justiça e Redação da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB).


O parlamentar agradeceu a todos da base governista, assim como aos parlamentares do bloco de oposição. "Continuarei servindo ao Legislativo com muita honra. Suceder Genival Matias é uma grande responsabilidade, que recai sobre meus ombros. Genival, entre as qualidades que tinha, foi um grande articulador, um grande pacificador. Agradeço ao presidente Adriano Galdino pelo convite para que eu pudesse substituir Genival na vice-presidência”, disse.


Outro ponto destacado por Felipe Leitão diz respeito à postura dos seus pares, estando a bancada de oposição, situação e o G11 na condução do processo que o levou a assumir a vice-presidência da Casa. “Fico honrado pela escolha do meu nome, e agradeço a todos que chancelaram a minha pessoa. Agora é trabalhar com afinco, na certeza que darei o meu máximo enquanto parlamentar”, ressaltou.



Abdias Duque de Abrantes - jornalista, servidor público, graduado em Direito pela UFPB e pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Potiguar (UnP), que integra a Laureate International Universities.


Blog do Geraldo Andrade