CORONAVÍRUS: Saúde projeta para abril produção interna da vacina na Fiocruz - BLOG DO GERALDO ANDRADE

CORONAVÍRUS: Saúde projeta para abril produção interna da vacina na Fiocruz

 pesquisa fiocruzmg vacina covid19 interna - CORONAVÍRUS: Saúde projeta para abril produção interna da vacina na Fiocruz

O Ministério da Saúde anunciou nesta quinta-feira (20), em entrevista coletiva, que a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) deve estar pronta para produzir no Brasil a vacina contra a covid-19 em abril próximo ano.


A projeção é que Fiocruz e a farmacêutica AstraZeneca, que já firmaram parceria, assinem contrato para a importação de insumos na “primeira semana de setembro” e que, até dezembro, os primeiros lotes cheguem ao país. Se esse cronograma se confirmar, a vacina estará disponível para a população em janeiro de 2021.


“Esperamos que a partir de abril de 2021 a Friocruz já tenha capacidade de produção interna da vacina”, informou a pasta. “Se espera que o insumo comece a ser entregue a partir de dezembro, então processado e disponibilizado à população em janeiro”.


Questionado sobre quais grupos serão os primeiros vacinados, o Ministério da Saúde disse que ainda não é possível cravar, mas que isso será determinado pelos testes, alguns que já estão em fase 3 no país.


“Com base nesses testes, no acompanhamento das evidências, esses grupos [prioritários] serão decididos. Temos que verificar a capacidade de inomogeneidade para cada faixa etária, características genéticas, para então decidir”, afirmou a pasta.





 




Fonte: Polêmica Paraíba


Créditos: Com Uol