Produtor Rural Gilson Penaforte denuncia passagens molhadas sonrisal: o reflexo do descaso com o dinheiro público em Poço Dantas - BLOG DO GERALDO ANDRADE

Produtor Rural Gilson Penaforte denuncia passagens molhadas sonrisal: o reflexo do descaso com o dinheiro público em Poço Dantas



Passagens molhadas são obras civis de imenso valor para as populações rurais. São uma espécie de passarelas, geralmente de alvenaria e de pedra, erguidas entre as duas margens de um curso d´água, para permitir o trânsito de carros, motos, pessoas ou animais durante o período do inverno. Em Poço Dantas as passagens molhadas têm outras características.

A passagem molhada objetiva melhorar o escoamento da produção agrícola, oferecendo conforto e segurança aos moradores das comunidades rurais; trazendo melhoras na mobilidade e também na qualidade de vida da população.



“Nas passagens molhadas os materiais e equipamentos serão de primeira qualidade, comumente de alvenaria e de pedra, bem como será empregada a mais apurada técnica na execução das obras. Necessita de um Projeto Técnico. Em Poço Dantas as passagens molhadas das Comunidades de Lajes, Miranda (próxima a residência de D. Chiquinha Maximiniano), Baixio do Cedro e Bulandeira, dentre outras todos os anos são levadas pelas enchentes. Fiquei sabendo que técnicos da Secretaria de Obras e Serviços Municipais usam uma saca de cimento para quinze carros de areia. São passagens molhadas sonrisal e denorex. Não existem passagens molhadas. Existem só no papel. Uma vergonha”, denuncia o ex-metalúrgico, ativista político e sindical e produtor rural Gilson Penaforte da Comunidade de Lajes.

“Para elaboração de um projeto de passagem molhada são necessários estudos básicos como levantamento topográfico, estudos hidrológicos e geotécnicos, com objetivo de reunir informações do local da obra que sirvam de parâmetro para o dimensionamento da passagem molhada”, disse Gilson Penaforte .

Abdias Duque de Abrantes
Jornalista MTB-PB Nº 604

Blog do Geraldo Andrade