Polícia Federal, GAECO e CGU deflagram operação que apura lavagem de dinheiro no Sesi da Paraíba - BLOG DO GERALDO ANDRADE

quinta-feira, 2 de julho de 2020

Polícia Federal, GAECO e CGU deflagram operação que apura lavagem de dinheiro no Sesi da Paraíba



A Polícia Federal na Paraíba, em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU), Ministério Público Federal (MPF) em Campina Grande e o Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado Gaeco, deflagram na manhã desta quinta-feira (2) a operação CIFRÃO, que apura a prática de crimes relacionados à aplicação e desvio de recursos das entidades que integram o Sistema “S” da Indústria no Estado da Paraíba.

Segundo a Polícia Federal, a investigação aponta que, em apenas três contratos auditados pela CGU, foram desviados mais de R$ 2 milhões em benefícios de empresas, empresários e pessoas vinculadas ao Sistema “S”.

A operação conta com a participação de 96 Policiais Federais e 9 Auditores da Controladoria-Geral da União e estão sendo cumpridos 22 mandados de busca e apreensão nas regiões metropolitanas de Campina Grande e João Pessoa.

Sobre a operação
As investigações mostram um superfaturamento superior a R$ 2 milhões em três obras de construção e reforma de Centros de Atividades do SESI, na Paraíba. Entre os alvos da operação estão empresas, empresários e funcionários do Sistema S. No município de Queimadas, o alvo é a Prefeitura da cidade.

Ainda de acordo com as investigações, foi constatada a existência de vínculos entre os sócios das empresas contratadas e colaboradores e dirigentes do Sistema Indústria da Paraíba (FIEP, SESI, SENAI e o Instituto Euvaldo Lodi). Foram constatadas movimentações financeiras entre as contas bancárias das empresas contratadas e de pessoas relacionadas, direta ou indiretamente, ao Sistema Indústria da Paraíba.


I



Fonte: O Portal Wscom