Em quatro meses de pandemia, apenas duas cidades paraibana ainda não registraram casos de Covid-19 - BLOG DO GERALDO ANDRADE

sábado, 18 de julho de 2020

Em quatro meses de pandemia, apenas duas cidades paraibana ainda não registraram casos de Covid-19




Apenas duas das 223 cidades da Paraíba ainda permanecem sem registros do novo coronavírus. Desde que a Organização Mundial da Saúde (OMS), decretou o Covid-19 como uma pandemia, o vírus se espalhou rapidamente no Estado e quatro meses depois, chegou a 221 municípios.

Quatro meses após a Paraíba registrar o primeiro caso de Covid, apenas Ouro Velho, no Cariri paraibano, e São Domingos, no Sertão, não apresentaram pessoas infectadas com o vírus, conforme o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde, (SES).

Em Ouro Velho, houve um caso com teste positivo, descartado, em seguida, após a contraprova ter dado negativa. Já em São Domingo, o homem que testou positivo, na verdade, era morador de Campina Grande. Como o cartão do SUS dele ainda estava com registro de São Domingos, o caso foi para a conta a cidade. Após a substituição do registro no cartão do SUS, o caso foi acrescentado na estatística de Campina Grande.

Tanto em Ouro Velho como em São Domingos, várias medidas foram adotadas para impedir a entrada do vírus. Barreiras sanitárias podem ter obstaculado o Covid e deixado as duas cidades fora das estatísticas. Parte da população também foi estada. Ouro Velho recebeu 240 testes e aplicou 97, uma porcentagem de 40% testes realizados.

Em São Domingos, várias ações foram realizadas como forma de prevenção de contágio do vírus. Entre as medidas, destaques para a criação de um comitê municipal de crise da Covid-19, para acompanhamento das medidas de prevenção e enfrentamento do novo coronavírus, sob a coordenação da Secretária de Saúde; aquisição de equipamento de proteção individual e insumos de saúde para enfrentamento do coronavírus; e aquisição e instalações de 10 lavatórios portáteis em vias públicas, para higiene das mãos da população em diversos pontos estratégicos da cidade.

A cidade também fez a distribuição de kits de EPIs e higienização para todos os profissionais que atuam nas atividades contra a pandemia Covid-19; a testagem de Covid-19 em profissionais de saúde; bem como, instalou barreira sanitária na entrada do perímetro urbano para que todas as pessoas sejam abordadas e, assim, seja aplicado o álcool em gel e distribuído máscaras.

  

Fonte: PB Agora