Quatro instituições brasileiras trabalham para desenvolver vacina contra a Covid-19 - BLOG DO GERALDO ANDRADE

terça-feira, 9 de junho de 2020

Quatro instituições brasileiras trabalham para desenvolver vacina contra a Covid-19

pesquisa fiocruzmg vacina covid19 interna - Quatro instituições brasileiras trabalham para desenvolver vacina contra a Covid-19

Se em alguns países as pesquisas por uma vacina para o coronavírus estão avançadas, no Brasil os estudos ainda são muitos preliminares. Pelo menos quatro grandes instituições brasileiras trabalham para desenvolver um imunizante, mas o fazem com poucos recursos e estão muito distantes dos testes em humanos , fase crucial para a aprovação de uma fórmula.

As duas iniciativas mais adiantadas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) de Minas Gerais e do Laboratório de Imunologia do Instituto do Coração (Incor), nem sequer chegaram a etapa dos chamados testes pré-clínicos, em animais. Planejam iniciá-los nas próximas semanas.

No Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da Universidade de São Paulo (USP), o trabalho acaba de passar da fase conceitual, em que se decide a estratégia de pesquisa. O Instituto Butantan, em São Paulo, encomendou o material genético do vírus e aguarda sua chegada para dar início ao estudo.





Fonte: O Globo

Créditos: O Globo