A história do ex-delegado de Polícia e ex-fiscal de tributos de Bernardino Batista, Chico de Norberto. - BLOG DO GERALDO ANDRADE

A história do ex-delegado de Polícia e ex-fiscal de tributos de Bernardino Batista, Chico de Norberto.


 O produtor rural, ex-fiscal de tributos e ex-delegado de Polícia, Francisco Norberto de Abrantes (Chico de Norberto) faz parte da história de Bernardino Batista.  O saudoso patriarca Chico de Norberto era filho do comerciante batistense, Norberto Estrela de Abrantes e D. Antônia Batista da Conceição “in memoriam”. Foi casado com D. Maria Emília de Freitas de saudosa memória. Chico de Norberto era neto de Tomaz Gomes de Brito e Joaquina Estrela de Abrantes (Dona Quinquina) “in memoriam” e sobrinho do saudoso senhor de engenho e agropecuarista José Estrela de Abrantes (“Coronel” Zé Tomaz).


Chico de Norberto era pai da missionária Valdelice Batista de Freitas, da pedagoga Francisca Abrantes Freitas, de Helena Batista, do produtor rural José Abrantes de Freitas, Francival Abrantes de Freitas, Vandui Abrantes de Freitas, Idelzuite Abrantes Freitas e da servidora pública, Geralda Abrantes de Freitas. Chico de Norberto faleceu em 17 de dezembro de 2019. 



Francisco Norberto de Abrantes (Chico de Norberto) era sogro do empresário Alcione Freitas, avô do empresário batistense, Airton Abrantes, do bacharel em Educação Física e Teologia, Aldeone Abrantes e da professora mestra da Faculdade São Francisco da Paraíba - FASP (Cajazeiras-PB), Aline Abrantes Batista. 

Chico de Norberto era primo do ex-deputado estadual na Bahia, Pedro Egídio; do ex-vice-prefeito Paulo Egídio; do ex-vice-prefeito de Bernardino Batista, Antônio Estrela de Abrantes, do vereador Sebastião Estrela (Bastim de Albuino), do  ex-presidente da Câmara e ex-vice-prefeito de Luís Gomes-RN, José Abrantes Barbosa;  do ex-vice-prefeito de Tenente Ananias-RN, Mazinho Abrantes Barbosa “in memoriam” e do saudoso vereador de Uiraúna e Poço Dantas, João Guilherme Estrela (Joca de Duca). 


O patriarca Francisco Norberto de Abrantes (Chico de Norberto) era tio da ex-secretária de saúde, ex-candidata a prefeita em 2015 e ex-vice-prefeita de Luís Gomes-RN, médica do Programa Mais Médicos no Município de Paraná-RN, Antônia Gomes Abrantes Barbosa (Dra. Antônia), dentre outros parentes ilustres.  




Chico de Norberto era um exemplo de fortaleza, de dignidade, força, fibra, determinação, coragem e bravura. Sempre  esbanjava lucidez. Foi fiscal de tributos e delegado de Polícia de  Bernardino Batista quando este era Distrito do Município de Triunfo.


Seu caráter e determinação para resistir às dificuldades da vida o tornou um homem digno, sereno, determinado, destemido e batalhador. Era referência para a família. Era considerado uma das reservas morais da terra dos primos casados. Amava a Comunidade do Boré como quem amava a própria existência. Chico de Norberto era carismático, querido e considerado um dos cidadãos ilustres do Município de Bernardino Batista.

O patriarca Chico de Norberto foi um ser humano exemplar, pai zeloso, homem honesto e íntegro. Seu maior patrimônio eram os filhos. Era uma das reservas morais e uma das figuras mais singulares da geografia humana de Bernardino Batista. Na sua vida demonstrou sempre capacidade de trabalho e ação. Sempre pautou sua vida pela retidão e equilíbrio. Um homem de respeito, um homem honrado, dedicado ao trabalho e a sua família. Chico de Norberto foi exemplo de honradez, de abnegação, de dignidade e de conduta ímpar. 


Abdias Duque de Abrantes – jornalista graduado pela UFPB, servidor público, advogado, graduado em Direito pela UFPB e pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Potiguar (UnP), que integra a Laureate International Universities.


Blog do Geraldo Andrade