Mensagem do pré-candidato Zé Almeida pelo Dia dos Profissionais de Enfermagem - BLOG DO GERALDO ANDRADE

terça-feira, 12 de maio de 2020

Mensagem do pré-candidato Zé Almeida pelo Dia dos Profissionais de Enfermagem



O pré-candidato  da oposição de Poço Dantas, empresário Zé Almeida (Solidariedade) homenageia e parabeniza os profissionais de enfermagem pela passagem do seu dia. 

Veja a mensagem na íntegra:  

Neste dia 12 de maio comemora-se o Dia Internacional dos Enfermeiros e Enfermeiras. Em janeiro de 1974, 12 de maio foi escolhido para comemorar o dia, pois é o aniversário do nascimento de Florence Nightingale, fundadora da enfermagem moderna. No Brasil, a data também lembra Ana Néri, primeira enfermeira brasileira a se alistar voluntariamente em combates militares.  Em 1865, o Brasil aderiu à Tríplice Aliança na Guerra do Paraguai.  
No enfrentamento ao novo coronavírus expõe esses profissionais ao risco de contaminação, já que atuam na linha de frente. Mas não impede que eles estejam prontos para ajudar pacientes que precisem de cuidados para se recuperar. Nesta batalha  contra o novo coronavírus os profissionais de enfermagem são verdadeiros heróis. 
Segundo o Cofen, 98 profissionais já morreram em decorrência da Covid-19 no Brasil. O número é maior do que nos Estados Unidos (91) e na Itália (35) e é creditado pelo Comitê do Cofen à escassez de EPIs, falta de treinamento adequado. 
Enfermagem é a arte de cuidar e também uma ciência cuja essência e especificidade é o cuidado ao ser humano, individualmente, na família ou em comunidade de modo integral e holístico, desenvolvendo de forma autônoma ou em equipe atividades de promoção, proteção, prevenção e recuperação da saúde.
Em todo o país não se prestam homenagens aos profissionais de enfermagem.  Não tem desfile, não tem festa, não tem troféu, não tem prêmio, não tem medalha. São esquecidos. Só são lembrados na hora do infortúnio,  da adversidade, da infelicidade, do sofrimento e da dor.  Os enfermeiros, as  enfermeiras, os técnicos  de enfermagem e os auxiliares de enfermagem  são os anjos da guarda dos pacientes. 

Aproveito esta data  para homenagear  e parabenizar  enfermeiros, enfermeiras, técnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem. Sem vocês não conseguiríamos salvar vidas  hoje e sempre. 

Zé Almeida
Pré-candidato a prefeito de Poço Dantas.

Blog do Geraldo Andrade