PB é o único estado do NE a não ter UTI habilitada pelo Governo Federal - BLOG DO GERALDO ANDRADE

PB é o único estado do NE a não ter UTI habilitada pelo Governo Federal



O Ministério da Saúde já habilitou 2.258 novos leitos de UTI até o mês abril, sendo 26 deles pediátricos. Nenhum, porém, foi destinado para Paraíba. O estado, é o único da região Nordeste a não ser beneficiado com ação do Governo Federal, que visa, segundo a assessoria de imprensa do órgão, atender exclusivamente pacientes graves ou críticos da doença. Hoje, o secretário de Saúde, Geraldo Medeiros, informou que o Estado só conta com 23 leitos de UTI disponíveis.

O Ministério aponta que pedido de habilitação para o custeio é feito pelos gestores locais, que garantem a estrutura para funcionamento dos leitos e o Ministério da Saúde repassa o valor que é destinado a manutenção dos serviços.

Procurada pela reportagem do Portal MaisPB, a Secretaria de Saúde do Estado informou que desde 20 de março já foram encaminhados ofícios solicitando a habilitação das unidades, mas ainda não houve nenhuma resposta por parte do Governo Federal.

A reportagem buscou contato com o Ministério da Saúde, mas até a publicação desta matéria não recebeu resposta.

Leitos de UTI habilitados no Brasil pelo Ministério da Saúde 

De acordo com o Ministério da Saúde, só ontem, foram 497 leitos em Pernambuco, Alagoas e Goiás. Além desses estados, já foram contemplados até o momento: Acre, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo.

Novos leitos no Nordeste
Alagoas – 112 leitos habilitados;
Bahia – 90 leitos habilitados;
Ceará – 180 leitos habilitados;
Maranhão – 100 leitos habilitados;
Pernambuco – 251 leitos habilitados;
Piauí – 40 leitos habilitados;
Rio Grande do Norte – 10 leitos habilitados;
Sergipe – 44 leitos habilitados

“Ao todo, 21 estados que já receberam reforço e dinheiro para oferecer melhor assistência à população no combate à pandemia, que totalizam R$ 327,1 milhões de recursos federais já enviados aos estados e municípios. A garantia do repasse dos recursos é dada por meio de habilitação concedida pela pasta, em caráter excepcional, por um prazo de 90 dias, podendo ser prorrogada enquanto houver emergência em saúde pública no país decorrente da COVID-19. Por cada leito serão pagos R$ 1,6 mil por diária do leito de UTI, o dobro do que normalmente é repassado. Esse é mais um reforço da União aos estados no enfrentamento à pandemia do coronavírus”, disse o órgão.

Paraíba já está no pico da doença 

Na Paraíba existem atualmente apenas 23 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para internação de pessoas infectadas pelo novo coronavírus na rede pública estadual e de João Pessoa. Ao Portal MaisPB, o secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros, explicou que são oito leitos no Complexo Clementino Fraga, 10 no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires e outros cinco no Hospital Santa Isabel, que integra a rede municipal.

Somente na noite dessa segunda-feira (27), cinco pessoas foram internadas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Metropolitano de Santa Rita com Covid-19.

São 10 leitos ocupados por pacientes com a doença somente nessa unidade hospitalar, restando apenas outras 10 vagas. “Aquilo que prevíamos está acontecendo”, explicou. Medeiros buscou conscientizar a população sobre a necessidade de manter o isolamento social.




Fonte: Mais PB