STF autoriza descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal - BLOG DO GERALDO ANDRADE

STF autoriza descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal



O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu neste domingo (29) liminar que flexibiliza exigĂȘncias da Lei de Responsabilidade Fiscal e da Lei de Diretrizes OrçamentĂĄrias para UniĂŁo, Estados e MunicĂ­pios que tenham decretado calamidade pĂșblica em razĂŁo da pandemia do coronavĂ­rus. A medida vale enquanto durar o Estado de calamidade pĂșbica. A ação foi ajuizada pelo Governo Federal.

Na pråtica, o governo fica dispensado da obrigação de que, para aumentar gastos tributårios indiretos e despesas obrigatórias de caråter continuado tenha que apresentar estimativas de impacto orçamentårio-financeiro e a compatibilidade com a Lei de Diretrizes Orçamentårias (LDO). O governo também não precisa demonstrar origem dos recursos e a compensação de seus efeitos financeiros nos exercícios seguintes.

“A pandemia de COVID-19 (CoronavĂ­rus) Ă© uma ameaça real e iminente, que irĂĄ extenuar a capacidade operacional do sistema pĂșblico de saĂșde, com consequĂȘncias desastrosas para a população, caso nĂŁo sejam adotadas medidas de efeito imediato, inclusive no tocante a garantia de subsistĂȘncia, empregabilidade e manutenção sustentĂĄvel das empresas”, argumentou o ministro na decisĂŁo.


 Fonte :Mais PB