Saúde realiza mutirão contra dengue em Joca Claudino - BLOG DO GERALDO ANDRADE

Saúde realiza mutirão contra dengue em Joca Claudino



Intensificando as ações de Combate as arboviroses, a Secretaria Municipal de Saúde de Joca Claudino realizou no último dia 18 de fevereiro um mutirão com a participação dos profissionais do NASF, ACSs, ACEs e Coordenação de Vigilância em Saúde para identificação e eliminação de possíveis focos de criadouros para o mosquito Aedes Aegypti.

Os mesmos percorreram as ruas e bairros da cidade, realizando visitas domiciliares e fiscalizando também imóveis e terrenos, a fim de evitar proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chinkungunya. Foi feito ainda um alerta para a existência de diversos terrenos particulares onde são depositados resíduos sólidos de forma irregular e o não respeito as recomendações para colocar o lixo nas calçadas apenas no dia da coleta de cada localidade, conforme cronograma já informado aos moradores pela Secretaria Municipal de Infraestrutura. Essas duas condutas contribuem para o surgimento de novos criadouros para o mosquito e também para o surgimento de outras doenças e pragas urbanas.

A equipe de profissionais envolvida na atividade aproveitou a oportunidade para mobilizar a população e deixar a mensagem de cada morador é um agente multiplicador das informações e ações necessárias para vencer essa luta que é em prol da saúde de todos.

Importante:
A destinação de resíduos sólidos em local impróprio gera transtornos para a comunidade e para quem age dessa forma pode ser responsabilidade criminalmente conforme a lei. A lei diz que provocar poluição de qualquer natureza pode resultar em prisão de 1 a 5 anos, caso o infrator seja preso em flagrante.Um cidadão que comete o delito de jogar lixo ou mesmo entulho de construção em um terreno baldio, por exemplo, pode ser indiciado criminalmente podendo pegar até 5 anos de prisão, além disso também será responsabilidade civilmente e terá que reparar o dano cometido e, ainda, será punido administrativamente com multa.


Blog do Geraldo Andrade Com Assessoria