Poço Dantas: Vila de Barra de Piabas celebra a tradicional festa do padroeiro São José - BLOG DO GERALDO ANDRADE

Poço Dantas: Vila de Barra de Piabas celebra a tradicional festa do padroeiro São José


Poço Dantas: Vila de Barra de Piabas celebra a  tradicional  festa do padroeiro São José 
Poço Dantas: Vila de Barra de Piabas celebra a  tradicional  festa do padroeiro São José 
A Vila de Barra de Piabas-zona rural de Poço Dantas no Alto Sertão Paraibano  realiza de 8 a 19 de março a tradicional festa do  seu padroeiro São José, padroeiro dos trabalhadores. Esta celebração litúrgica foi instituída em 1955 pelo Papa Pio XII, diante de um grupo de trabalhadores reunidos na Praça de São Pedro, no Vaticano. A festa é comemorada com grande participação popular, presença dos filhos ausentes e consta como evento turístico de Poço Dantas-PB. Todas as noites têm as barracas de São José. 

A Vila de Barra de Piabas é uma importante comunidade do município de Poço Dantas. Na localidade existe a capela de São José fundada pelo saudoso Manoel Dias. A primeira missa foi celebrada no dia 19 de março de 1914, segundo informações de Rosineide Guilherme Estrela, filha de Francisco Guilherme Estrela (Chico de Duca) “in memoriam” e D. Tereza Vieira. Existe um comércio de propriedade da comerciante Noesia Estrela, um cemitério com mais de cem anos construído pelo Sr. Manoel Dias, uma unidade âncora de saúde Manoel Dias do Nascimento  e a capelinha de Santo Antônio construída em 1990 por Francisco Guilherme Estrela Filho (Chiquinho de Chico de Duca).
A Comissão Organizadora  é formada por Rosineide Guilherme Estrela, Aldeny Rodrigues,  Rosilene Dias e  a técnica de enfermagem Jeiza Sousa. 

PROGRAMAÇÃO
A  festa teve início dia 08 com a saída  da imagem de São José da Capela para a Comunidade de Miranda. Dia 09 Caminhada  com a imagem  de São José da Comunidade de Miranda para  a Comunidade do Recanto. Dia 10 às 18h30 chegada da imagem na Capela  e logo em seguida hasteamento da bandeira. Às 19h Celebração da novena. Responsáveis as Comunidades de Miranda e Recanto tendo como celebrante o padre Narcísio Sousa. 
Dia 11 de março, às 19h, celebração e novena dedicadas  às famílias  de Antônio Guilherme, Tereza Vieira, Rosineide Guilherme Estrela e Vanduir Machado. Responsáveis:  Comunidades de Garrancho Bulandeira e Queimadas. Dia 12 de março, às 19h,  celebração e novena  dedicadas ás famílias  de João Bosco,  Gabriel Ismar,  Zé de Joaquim, suplente de vereador e pré-candidato a vereador, Neguinho de Chico Manoel e Zé de Branquinha. Responsável;  Assentamento Bom Jesus.  Dia 13, às 19h, celebração e novena dedicadas às famílias Chico Maximiniano, Gesildo  Sousa e Gisélia Sousa. Responsável: O Terço dos Homens  de Poço Dantas. Dia 14, às 19h,  celebração e novena  dedicadas às famílias Rosa Rodrigues, Zé, Chiquinha Maximiniano,  Zé Bigode, Geraldo, Marcolino, Joaquim,  Dé, Edilmajane,  Sílvio. Responsável: Comunidade do Abrão.
Dia 15 de março, às 19h, celebração e novena  dedicadas às famílias  do radialista João Andrade,  Manoel, Nina,  Helena, Ivanilson e Auricélia. Responsáveis: Comunidades de Lagos dos Cesários e Oitís. Responsável: Terço dos Homens do Distrito de Tanques.   Dia 16, às 19h, celebração e novena  dedicadas às famílias Chiquinha de Antônio Laurindo, Zé Correia, Socorro, Loura, Zé de Antônio Laurindo e Duir. Responsável: Matriz de Poço Dantas. Dia 17, às 19h, celebração e novena dedicadas às famílias  de João de Quinco,   vereador Antônio de João de Quinco, Valdir,  Fátima  e Geralda de João de Quinco. Responsáveis: Comunidade de São José  e Baixio  dos Lourenços. 
Dia 18 (quarta-feira), às 19h, celebração e novena dedicadas às famílias de Antônio, Zezinho, Raé, Raul, Ramon, Raynely,  Didi de Quinco,  Toinha,  Fransquinha,  Damião e Joaquim de Didi. Logo após a novena haverá a abertura dos envelopes  de padrinhos e madrinhas da festa, emseguida  o desfile  de garotos e garotas  concorrendo  ao título de  rei e rainha. Após o desfile  acontecerá o tradicional leilão
Dia 19 dia festivo  em honra a São José. Às 8h confissões, 9h batizados e em seguida procissão. Às 10h  missa solene celebrada pelo pároco Narcísio Sousa   e encerramento da festa. 
“São José é a figura paterna que nós devemos ter como exemplo, São José significa a família, José, Maria e Jesus, a sagrada família. Esse exemplo que nós da Comunidade de Barra de Piabas devemos ter para dentro de nossos lares, do pai responsável, da mãe presente desde o nascimento até a morte de seu filho”, afirmou Rosineide Guilherme Estrela. 
“Contamos com a presença de todos nesse momento de muita fé e amor, e que São José continue abençoando nossas famílias e nos dando muita paz em nossa caminhada”, disse Rosineide Guilherme Estrela.


Abdias Duque de Abrantes
Jornalista MTB-PB Nº 604

Blog do Geraldo Andrade