Adiamento das eleições municipais não é tema para hoje, diz Rodrigues Maia - BLOG DO GERALDO ANDRADE

Adiamento das eleições municipais não é tema para hoje, diz Rodrigues Maia

Maia. Votação só ocorrerá quando Maia tiver segurança de que a PEC será aprovada

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), avaliou que a discussão sobre o adiamento das eleições municipais de 2020 está desconectada do momento atual de enfrentamento à crise decorrente do novo coronavírus.

“Outra coisa é esperarmos dois, três meses e avaliar mais próximo se caberá ou não postergar 20, 30, 40 dias o processo eleitoral. Acho que o momento agora é enfrentar a crise”, disse ele em entrevista à CNN Brasil na tarde desta segunda-feira (23).


Recursos para enfrentamento à crise
Maia disse não ver entrave ao uso do fundo eleitoral para combate à crise de saúde e disse que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tem liberdade para usar todo o orçamento e ampliar o gasto público. Segundo Maia, todos os poderes devem dar a sua contribuição, não apenas o Legislativo.

“Temos que resolver o problema de hoje, com qualquer das rubricas. Qualquer das rubricas o governo pode usar, deve usar. Ninguém vai barrar nenhum gasto destinado ao enfrentamento da crise de saúde”, disse.

Uma das alternativas citadas pelo presidente da Câmara é uma proposta de emenda constitucional (PEC) para segregar o orçamento da crise. Segundo ele, essa mudança daria mais tranquilidade à estrutura técnica do governo para decidir sobre o gasto público. Maia também defendeu a regulamentação do teto de gastos de servidores públicos.

A previsão feita pelo presidente da Câmara é de recursos na ordem de R$ 300 milhões ou R$ 400 milhões para o enfrentamento da crise de saúde.


Fonte: Congresso em Foco