Sérgio Moro reforça mensagem de combate a corrupção na PB e reconhece trabalho de estados na redução da violência - BLOG DO GERALDO ANDRADE

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

Sérgio Moro reforça mensagem de combate a corrupção na PB e reconhece trabalho de estados na redução da violência

WhatsApp Image 2020 02 17 at 12.34.58 - Sérgio Moro reforça mensagem de combate a corrupção na PB e reconhece trabalho de estados na redução da violência - por Felipe Nunes

A passagem do ministro da Justiça e Segurança Pública pela Paraíba, Sérgio Moro, nesta segunda-feira (17), serviu para reforçar a mensagem de combate a corrupção e de fortalecimento das instituições que trabalham no enfrentamento ao crime organizado. Demonstrando equilíbrio, serenidade e discrição ao falar sobre o assunto, ele elogiou investigações em curso na Paraíba, em entrevista coletiva à imprensa.

Ele citou nominalmente três das mais importantes operações em andamento no estado: Calvário, Pés de Barro e Xeque-Mate, e ressaltou a integração entre o Ministério Público Federal, o Ministério Público da Paraíba e a Polícia Federal no combate a corrupção em âmbito local. “Isso tudo é feito de uma maneira independente, mas o Ministério da Justiça elogia o bom trabalho policial. Ficam aqui os meus elogios públicos à equipe”, disse.

O ex-juiz também elogiou a recente criação do Gaeco do Ministério Público Federal, que reforçará o trabalho de combate ao crime organizado em todas as regiões do Estado. “Cabe todos os elogios também ao Gaeco, que é um modelo que existe também em outros estados e é parte dessa ideia de integração entre o Ministério Público Federal e as demais forças policiais, então eu só vejo louvor”, disse.

Questionado sobre o processo em torno do ex-governador Ricardo Coutinho (PSB), acusado de chefiar uma organização criminosa responsável por desviar cerca de R$ 134 milhões das pastas da saúde e da educação do estado, Moro não entrou no mérito da questão e reforçou o trabalho independente da Polícia Federal. “Não cabe ao Ministério da Justiça discutir casos ou provas, o que foi feito ou o que não foi feito. Particularmente eu confio na Polícia Federal”, resumiu, com discrição.

Reconhecimento 1

Sérgio Moro discorreu sobre a redução da criminalidade no primeiro ano do Governo de Jair Bolsonaro. Questionado por este repórter sobre quem teria o mérito nesta redução, o ministro da Justiça lembrou que a pasta divide este mérito com as forças policiais de estados e municípios. Ele reforçou que a segurança pública é uma responsabilidade de cada ente federativo, mas defendeu a postura do Governo Federal na redução dos números da violência.

“Vamos trabalhar juntos, vamos trabalhar duro, vamos reduzir esses crimes, porque, na verdade, para o cidadão comum não interessa se o crime foi resolvido pela Polícia Federal, pela Polícia Civil ou se o criminoso foi preso por uma ou outra. E essa tem sido a política dentro do Ministério da Justiça”, disse.

Reconhecimento 2

Ao terminar a coletiva à imprensa, Sérgio Moro cumprimentou, elogiou e fez fotografias com servidores da Polícia Federal que aguardavam na saída do auditório onde aconteceu a coletiva à imprensa. Ele também apertou a mão de alguns jornalistas que registravam a cena. Em seguida, Moro seguiu para um almoço com autoridades, na Orla da Capital.

WhatsApp Image 2020 02 17 at 19.25.51 - Sérgio Moro reforça mensagem de combate a corrupção na PB e reconhece trabalho de estados na redução da violência - por Felipe Nunes




Fonte: Polêmica Paraíba

Créditos: Polêmica Paraíba