De auxiliar de serviços gerais a empresário, conheça a trajetória do pré-candidato a prefeito de Poço Dantas, Zé Almeida. - BLOG DO GERALDO ANDRADE

terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

De auxiliar de serviços gerais a empresário, conheça a trajetória do pré-candidato a prefeito de Poço Dantas, Zé Almeida.




Biografia

O pré-candidato a prefeito de Poço Dantas, empresário José Almeida Castro (Zé Almeida), nasceu no Município de Poço Dantas em 03 de maio de 1954. Filho do saudoso comerciante e pecuarista, Francisco de Almeida Castro (Caboclo Maria) e Dona Maria Cristina de Almeida Castro “in memoriam”.  Estudou na Escola Elementar Rural de Poço Dantas e teve como professora Socorro Fernandes “in memoriam”.
O empresário Zé Almeida é neto do primeiro educador de Poço Dantas, professor José Maria Castro, um dos pioneiros do Município ao lado de Manoel Vieira, Honório Sampaio e Joaquim Correia de Araújo.  É membro das tradicionais famílias Almeida e Castro. O saudoso professor José Maria Castro foi o responsável pela doação do terreno da Igreja de São Francisco de Assis da Poço Dantas. O empresário Zé Almeida é pai de três filhos, o pecuarista Leandro Machado de Almeida, Nobelino Machado de Almeida e Kiara Machado de Almeida. Tem um neto José Almeida Castro Neto.
São seus irmãos do primeiro matrimônio do seu pai com D. Maria Cristina de Almeida Castro, Maria Almeida, Marizor Almeida, Marinder Almeida, Maritana Almeida Penaforte “in memoriam”, Marizer Almeida, José Maria Neto “in memoriam” e José Caboclo de Almeida.
São seus irmãos do segundo casamento do seu pai com a saudosa matriarca Olindina Marques de Castro (Dona Olindina), o vereador José Rildo de Almeida, o ex-secretário de Obras e Serviços Municipais, empresário de Parque de Vaquejada, Rufino de Almeida Sobrinho, os empresários Pedro Almeida Castro, João Almeida Neto, Francisco de Almeida Filho, Paulo Almeida Castro, o servidor público, Pedro César de Almeida e os professores Agripino Almeida Castro, Maria Ilca de Almeida e Maria Ilma de Almeida,

O pré-candidato, empresário Zé Almeida é genuinamente poçodantense. Os seus pais estão sepultados em Poço Dantas. O seu bisavô Cesário Grande e os seus avós maternos Nobelino e Filomena estão sepultados no Cemitério da Vila de Barra de Piabas.  Zé Almeida possui domicílio eleitoral em Poço Dantas e é proprietário rural no Município.
Em 1970 aos 16 anos o jovem poçodantense decidiu tentar a vida em São Paulo em busca de emprego e de melhores condições de vida. Em São Paulo trabalhou durante sete anos como auxiliar de serviços geras e durante dois anos como motorista.
De 1979 a 1994 trabalhou como garimpeiro  no garimpo de Cuiú Cuiú em Itaituba, município brasileiro do Estado do Pará, pertencente à Mesorregião do Sudoeste Paraense, a cidade é conhecida pela intensa atividade de mineração de ouro no Vale do Rio Tapajós. No garimpo de Cuiú Cuiú, Zé Almeida contraiu dez malárias e duas hepatites.  Hoje é um empresário de sucesso e um empreendedor. É proprietário da Fazenda Almeida  em  Santarém – PA.


Conhecer a história de pessoas como Zé Almeida é importante, pois nos motiva a continuar nos esforçando sempre, no sentido de nos tornarmos, não os melhores empresários e empreendedores, mas também melhores profissionais e seres humanos de uma forma geral.
O empresário Zé Almeida é uma referência para as famílias Almeida e Castro. É amigo da família, porque ela é a base fundamental da sociedade. De caráter exemplar. Age sempre pela razão, nunca deixando de lado o coração. A justiça é seu ideal. Defende intransigentemente o combate à desigualdade, a corrupção, a malversação do dinheiro público, a tirania e as injustiças.
Resolveu colocar o seu nome e ideias para o pleito deste ano em apreciação da população para conquistar o tão merecido destaque e protagonismo que a cidade merece. É um pré-candidato Ficha Limpa. O empresário Zé Almeida quer uma administração que dialogue com toda a sociedade e uma Poço Dantas para o futuro e para todos. Para isso, é preciso romper com a forma tradicional de fazer política de nossa cidade, do “toma lá dá cá”.



Abdias Duque de Abrantes- jornalista,servidor público, advogado, graduado em Direito pela UFPB e
pós-graduado em Direito e processo do Trabalho pela Universalidade Potiguar(UNP), que integre a Laureate
International Universities.



Blog do Geraldo Andrade