Brasil confirma segundo caso de coronavírus, paciente também veio da Itália - BLOG DO GERALDO ANDRADE

sábado, 29 de fevereiro de 2020

Brasil confirma segundo caso de coronavírus, paciente também veio da Itália

coronavírus brasil - EXAME DEU POSITIVO: Brasil confirma segundo caso de coronavírus, paciente também veio da Itália

O Ministério da Saúde confirmou mais um caso positivo de coronavírus no Brasil neste sábado, 29. O paciente infectado também retornou de uma viagem na Itália. O ministério informou que foi notificado pela Secretaria de Saúde de São Paulo. Com isso, somam dois os números de pacientes com o vírus no País. Procurada para dar mais detalhes sobre o novo caso, a secretaria ainda não se posicionou.

Esse é o segundo caso da doença confirmado no País. Em nota, o ministério afirma que “não há evidências de circulação do vírus em território nacional. O Ministério da Saúde, em conjunto com a secretaria, está consolidando as informações e divulgará nota ainda hoje”, diz o comunicado.

Esse segundo caso teve atendimento também no Hospital Albert Einstein e não ficou internado. O paciente é um homem e procurou a unidade de saúde na sexta-feira. O resultado do exame saiu neste sábado.

O primeiro caso de coronavírus no Brasil também Foi registrado em São Paulo e o paciente também esteve na Itália, na região da Lombardia, norte do país, a mais afetada pelo surto de coronavírus lá. O primeiro caso foi confirmado na segunda-feira, 24, em um empresário de 61 anos na capital paulista que está em isolamento domiciliar. Ele foi atendido no Hospital Israelita Albert Einstein e teve o teste positivo. Depois, foi feita a contraprova no Instituto Adolfo Lutz e também houve resultado positivo. Ele esteve na Itália entre  9 a 21 de fevereiro.

Esse paciente cumpre isolamento domiciliar. Três parentes dele que estavam sob monitoramento não apresentaram sintomas da doença.

O ministério ainda não informou mais detalhes sobre o paciente. Em nota, disse apenas ter sido notificado pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo no fim da tarde deste sábado sobre a confirmação.

O último boletim divulgado pelo governo do Estado de São Paulo constava com 66 casos suspeitos da doença. Na manhã deste sábado, 10 casos haviam sido descartados para o coronavírus.

Casos suspeitos
Na sexta-feira, 28, o número de casos suspeitos de infecção pelo novo coronavírus, o Covid-19, no Brasil aumentou de 132 para 182.

Das notificações suspeitas, 71 foram descartadas. A maioria dos casos suspeitos está em São Paulo (66), no Rio Grande do Sul (27) e em Minas Gerais (17).  O ministério destacou que os casos suspeitos do novo coronavírus só passarão a ser classificados dessa forma se a pessoa monitorada tiver febre, um sintoma a mais (como tosse e dificuldade respiratória) e ter viajado para um dos 16 países em alerta nos últimos 14 dias.

Ainda nesta sexta-feira, pesquisadores brasileiros conseguiram sequenciar o genoma do vírus que chegou ao País. O trabalho foi feito em apenas 48 horas desde a confirmação do primeiro caso brasileiro de infecção pelo novo coronavírus. O trabalho foi conduzido por cientistas do Instituto Adolfo Lutz, do Instituto de Medicina Tropical da Faculdade de Medicina da USP e da Universidade de Oxford.

Eles fazem parte de um projeto chamado Cadde, apoiado pela Fapesp e pelo Medical Research Centers, do Reino Unido, que desenvolve novas técnicas para monitorar epidemias em tempo real.





Fonte: Estadão

Créditos: Estadão