Aniversário da professora e conselheira do Orçamento Democrático da Paraíba, Erivalda Deniz, de Poço Dantas. - BLOG DO GERALDO ANDRADE

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

Aniversário da professora e conselheira do Orçamento Democrático da Paraíba, Erivalda Deniz, de Poço Dantas.



Familiares, amigos, gestores, alunos e servidores da Escola Municipal Agrimar Peixoto do Distrito de São João Bosco – Poço Dantas, celebram quinta-feira (27), o aniversário da professora, Erivalda Paulina Deniz, filha de Rita Paulina dos Santos de saudosa memória. A pedagoga Erivalda Paulina Deniz é mãe  da estudante de Psicologia da Faculdade Santa Maria (FSM) de Cajazeiras-PB, Cleópatra Deniz de Sousa, da sócia da Villa Pizza no Distrito de Tanques, Amália Cândido Gurgel Deniz e Maria Rita Deniz Avelino. 

A educadora Erivalda Paulina Deniz é graduada em Pedagogia pelo Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande - CFP/UFCG, Campus de Cajazeiras-PB. É professora efetiva da Rede Municipal de Ensino de Poço Dantas-PB, conselheira do Orçamento Democrático (OD) da Paraíba, sindicalista e ativista dos movimentos sociais. É adepta da teoria do pedagogo e filósofo brasileiro, Paulo Freire.  
Como professora já desenvolveu um importante trabalho na Escola Municipal João Cesário na Comunidade de Lagoa dos Cesários,  na antiga Escola Municipal Manoel Dias do Nascimento na Vila de Barra de Piabas, Escola Municipal Rosa Municipal Rosa Dias do Nascimento e atualmente trabalha na Escola Municipal Agrimar Peixoto do Distrito de São João Bosco
Erivalda  Deniz foi uma das responsáveis pela coleta de assinaturas para o plebiscito para a emancipação política do município. Poço Dantas teve sua emancipação política em 29 de abril de 1994, através da Lei nº 5.931. 

A educadora, Erivalda Deniz atua há 24 anos na educação  e disse que ser professora é um conjunto de muitas realizações. "Eu consegui educar minhas filhas, dar bons exemplos, ajudar meus alunos e orientá-los, além de professora a gente é um pouco mãe, psicóloga e amiga. 

“A educação infantil é uma das etapas mais importantes na vida de uma criança, afinal, é nela em que as primeiras manifestações de pensamentos, linguagem, criatividade, reações, imaginação, ideias e relações sociais são construídas”, ressalta a educadora. 

“Engana-se quem pensa que o papel do educador é apenas ensinar. Ele igualmente é um dos responsáveis por estimular atitudes respeitosas por parte das crianças: o professor ensina o seu filho a respeitar os demais colegas de classe, a aguardar a vez dele na fila, a ser gentil com as outras pessoas que trabalham na escola, entre outras atitudes que, consequentemente, serão levadas para fora do ambiente escolar”, disse a professora Erivalda Deniz. 



Abdias Duque de Abrantes
Jornalista MTB-PB Nº 604

Blog do Geraldo Andrade