Privatização da Cagepa é descartada por governador João Azevêdo - BLOG DO GERALDO ANDRADE

Privatização da Cagepa é descartada por governador João Azevêdo

Resultado de imagem para fotos de joao azevedo

O governador João Azevêdo reiterou nesta segunda-feira (30) a posição contrária por parte do Governo do Estado à privatização da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa). Ele salientou que a permissão para privatização é prejudicial.

“O governo não tem a mínima intenção de privatizar a Cagepa, o que existe hoje em curso no Brasil é uma aprovação de um Projeto de Lei que vai mudar essa relação de concessão entre municípios e empresas concessionárias como é o caso da Cagepa”, disse.


O Governo Federal enviou à Câmara dos deputados, em agosto, a proposta para um novo marco regulatório no saneamento  básico. De acordo com o texto,  empresas privadas  poderiam prestar serviços de saneamento básico por meio de contrato de concessão.

João Azevêdo explicou que isso é ruim para os pequenos municípios, que não tem viabilidade econômica: “essa é uma discussão sobre a lei. Essa lei é extremamente prejudicial até porque, em um estado como o nosso, que você tem as grandes cidades que tem os seus sistemas viáveis porque a receita cobre as despesas, e essa possibilidade de você fazer o subsídio cruzado e beneficiar municípios que não tem viabilidade econômica nos seus sistemas, é que permite que toda a Paraíba receba água, a partir do momento que você permite que os grandes municípios privatizem esse sistema, o que será dos pequenos municípios, como ficará?”.

C