Estudantes de Bernardino Batista realizam passeio pedagógico no Vale dos Dinossauros, em Sousa-PB - BLOG DO GERALDO ANDRADE

Estudantes de Bernardino Batista realizam passeio pedagógico no Vale dos Dinossauros, em Sousa-PB


Estudantes da Escola Municipal Erika Kethlen Andrade Barbosa localizada no Município de Bernardino Batista, estiverem visitando a área de Conservação do Monumento Natural Vale dos Dinossauros em Sousa – PB, sábado (20), de julho. A Iniciativa foi das professoras Anastácia Andrade  Sousa e Marleide Andrade, com as turmas do 4° ano B e 4º C da Escola Erika Kethlen Andrade Barbosa. A ação contou com o apoio da diretora da escola, Juliana Maria da Silva que buscou os recursos junto à Secretaria Municipal de Educação.



Os alunos também conheceram as trilhas existentes no parque, onde encontram-se registradas pegadas de dinossauros, fossilizadas e preservadas entre 250 e 65 milhões de anos. Os achados mais importantes ocupam uma extensão de 700 km², na bacia do Rio do Peixe, onde encontram-se rastros e trilhas fossilizadas de mais de 80 espécies diferentes e encontram-se na cidade de Sousa, distando 7 km da sede do município. O diretor  do Monumento Natural Vale dos Dinossauros  é Diogo Almeida Sá .


O Vale dos Dinossauros é uma unidade de conservação do estado da Paraíba, criada em 27 de dezembro de 2002 pelo Decreto Estadual N.º 23.832 e classificada como um Monumento Natural.. Conhecida principalmente pela presença de centenas de pegadas fossilizadas de dinossauros. O Monumento Natural Vale dos Dinossauros configura-se como unidade de proteção integral, com aproximadamente 40 hectares, situado na localidade Passagem das Pedras, em Sousa, no Sertão paraibano. É local onde se encontra a mais expressiva concentração de icnofósseis (fósseis de pegadas) de dinossauros da América Latina e, atualmente, é o único monumento natural situado no Estado da Paraíba.

O referido vale compreende a uma área de mais de 700 Km² e abrange os municípios de: Sousa, Aparecida, Marizópolis, Vieirópolis, São Francisco, São José da Lagoa Tapada, Santa Cruz, Santa Helena, Nazarezinho, Triunfo, Uiraúna, São João do Rio do Peixe e Cajazeiras.

É um dos mais importantes sítios paleontológicos do Brasil, com descobertas científicas servindo como referência para várias pesquisas ao redor do mundo. Na região da América Latina, é o maior conjunto de pegadas de dinossauros provenientes da fase inicial do período Cretáceo.

Através de uma passarela dentro do parque, o que chama mais atenção do visitante é uma trilha com 53 pegadas do dinossauro Iguanodonte Mantelli, que media 10 metros de comprimento e cinco de altura, com cerca de cinco toneladas. Mas há pegadas de pelo menos quatro outros dinossauros que podem ser vistas, tudo com explicação de guias treinados.  Na seca, as pegadas se solidificaram e resistiram às intempéries. Há trilhas e mirantes adaptados às normas de acessibilidade.


No local há um guardião, o Sr. Robson Marques, estudioso e contador de histórias do Vale dos Dinossauros, mais conhecido como “O Velho do Rio”, um senhor bastante simpático que é descendente do antigo dono das terras onde está localizado atualmente o Vale dos Dinossauros.

“A intenção foi promover um momento de lazer para os educandos e ao mesmo tempo incentivar o gosto pela cultura e busca de conhecimentos ampliando assim a visão de mundo dos alunos”, informou a professora Marleide Andrade.



“A finalidade da viagem foi justamente o de apresentar as pegadas dos dinossauros aos alunos, pois, eles nunca viram nada nesse sentido. Mas além da verificação dos vestígios dinossaurianos como são os casos das pegadas de diferentes espécies de animais herbívoros e carnívoros de mais de 65 milhões de anos, também conheceram o Museu Sargento Edésio de Carvalho, que guarda importante acervo paleontológico e documentos que registram pesquisas sobre a existência dos dinossauros”, disse a professora Anastácia Maria de Andrade Sousa.



Serviço: A visita ao Vale dos Dinossauros é gratuita. O local fica a 7 km da cidade de Sousa, que, aliás, valoriza sua história e possui réplicas de dinossauros nas praças e giratórias. Pegue a rodovia estadual José de Piava Gadelha PB 391 sentido Uiraúna. Há placas que indicam o caminho do Vale. (83) 98811-3265

  


Abdias Duque de Abrantes

Jornalista MTB-PB Nº 604