Colapso no abastecimento de Uiraúna será evitado com adutora de Lagoa do Arroz - BLOG DO GERALDO ANDRADE

Colapso no abastecimento de Uiraúna será evitado com adutora de Lagoa do Arroz

Adutora de Lagoa do Arroz deverá evitar colapso no abastecimento de Uiraúna
A população de Uiraúna está apreensiva com a situação atual da barragem Capivara. O manancial, que abastece dez cidades da região, está com apenas 2% do volume máximo. 

Segundo a última medição, feita pela AESA neste sábado 27 de julho, Capivara dispõe de 2,29% do seu volume total. Dos 37 milhões de metros cúbicos, a barragem tem hoje pouco mais de 860 mil metros cúbicos (860.867 m3).

Com esses números e, tendo ainda neste ano de 2019 cerca de cinco meses sem chuvas, a situação é preocupante. Uiraúna vive permanentemente com o medo de ficar sem água para seu abastecimento.

A solução que se pode avistar neste momento é a obra da adutora que vai ligar Capivara até São João do Rio do Peixe. De lá será captada água vinda da barragem Lagoa do Arroz, um grande manancial que fica entre São João e Cajazeiras. Esta é a solução que poderá resolver o problema da eminente falta d'água nas torneiras dos uiraunenses.

(Foto: Fábio Barbosa/COFEMAC)



A construção da adutora foi paralisada no início deste ano pelo governo federal. O prefeito Bosco Fernandes, de Uiraúna, informou ao Portal COFEMAC que o ministério responsável, juntamente com a CGU (Controladoria Geral da União) esteve fiscalizando a obra. A Prefeitura Municipal disponibilizou toda documentação exigida pelos órgãos durante o procedimento.

Ficou constatada a legalidade da obra e determinado que o governo federal repasse o restante dos recursos para que a obra reinicie e seja concluída. A Prefeitura Municipal está aguardando essa liberação para essas próximas semanas. Após a chegada dos recursos, a adutora deve ficar pronta em cerca de 90 dias, segundo o prefeito João Bosco Fernandes. Com essas informações, pode-se prever para o mês de outubro o início do funcionamento da adutora.

A barragem de Lagoa do Arroz abastece parte da cidade de Cajazeiras e outras vizinhas, além de São João do Rio do Peixe. O manancial tem capacidade total de 80 milhões de metros cúbicos e hoje está com 15%, equivalentes a 12 milhões de m3.

 Fonte: Cofemac

Em Uiraúna moradores perfuram novos poços artesianos para assegurar água nas suas torneiras

(Foto: Fábio Barbosa/COFEMAC)